sexta-feira, fevereiro 09, 2018

Alô, alô casados em segundas núpcias: nada de truca, truca. Ouviram?
E não sou eu que o digo que eu cá não gosto de me meter nisso: é o Senhor Dom Manuel Clemente.


Com pasmo, vi algumas considerações incompreensíveis na bloga. Coisa meio bizarra. Ou o Ricardo António se tinha passado ou algo de estranho estaria a passar-se.

Genuinamente, fiquei na dúvida: mas querem lá ver que o Senhor Dom deu em armar-se em e-f?

Não podia ser. Fui pesquisar. Com maior pasmo li no DN:

Para D. Manuel Clemente, o acesso aos sacramentos por parte dos católicos recasados só deve ocorrer "em circunstâncias excecionais", realizado "de modo reservado" e "após um longo caminho de discernimento". Na avaliação de cada situação, que caberá em primeiro lugar ao seu confessor, estes crentes que se divorciaram de um primeiro casamento, devem ser aconselhados em primeiro lugar a "uma vida em continência" na nova situação, ou seja abstendo-se de relações sexuais.

Li, reli e não consigo, até agora, acreditar. Isto não é normal. Mas em que mundo vive o Senhor Dom e os que o rodeiam? Vivem encerrados no Convento onde trancaram a Emma Reyes a cadeado durante anos no século passado? E isto reflecte o pensamento da Santa Igreja? E os católicos praticantes revêem-se nestas recomendações? Praticam-nas? Ou ficam caladinhos e, no espiritaul escurinho da noite, quando ajoelham junto à cama para orarem, pedem a nosso senhor que faça com que o Senhor Dom vá mas é dar banho ao cão?

Pergunto.

E pergunto com autêntica perplexidade. Então um homem e uma mulher, antes casados com outras pessoas, resolvem acertar-se e casar um com o outro... e isto para... viverem na maior castidade, como irmãos...? Ui. 

[Se a Igreja do Senhor Dom acha isto vou ali e já volto]. 

......................

Já agora, uma coisa que não tem nada a ver: um inocente filme de animais em plena natureza. E, calma, com isto não estou a chamar macaquinho ao Senhor Dom. Nada, nada. Apenas gosto de animais, de liberdade e de brincalhões.



[Finalmente percebo a origem daquela célebre expressão: 'está quieto, macaquinho']

.....................