segunda-feira, março 07, 2016

Quem é que vota em Trump?


Ainda não me pronunciei aqui, pelo menos directamente, sobre as eleições nos Estados Unidos. E ainda não o fiz porque não tenho conhecimentos suficientes para fazer análises fundamentadas. O que sei, sei pelo que vejo em esporádicos voos de pássaro. Tudo me parece distante. E, à distância, tudo me parece esquisito. Aquela forma como escolhem os candidatos dos Democratas e dos Republicanos parece-me uma paródia, um absurdo, uma estupidez. A forma como decorrem estas campanhas parece-me artificial, industrial no mau sentido, uma distorção de tudo o que deve ser basilar numa sociedade livre e desenvolvida. Dá ideia que é uma sociedade que regride a caminho da mais perniciosa infantilização; mas, se fosse uma infantilização inocente, seria ridículo mas inofensivo. Mas não, é uma infantilização que parece retirar à população a capacidade intelectual para julgar em consciência, deixando-a à mercê dos piores interesses -- uma coisa que mais parece um guião de má qualidade.

No entanto, obviamente estou do lado dos Democratas e, penso que naturalmente, face ao escasso conhecimento que tenho daquela realidade, prefiro que ganhe Hillary Clinton.


A aberração que é a preponderância de Donald Trump como candidato por parte dos Republicanos parece-me ser apenas a consubstanciação do que é a política quando se transforma em caricatura, em showbiz, em monturo. O que seria o mundo se um palhaço destes se tornasse presidente dos EUA não faço ideia mas imagino que seria um lugar ainda mais perigoso. Espero que isso não aconteça mas só o facto de se poder pôr essa hipótese já me parece que algures no tempo o mundo começou a caminhar para a mais triste decadência.

__________________

Pois bem. A vossa atenção para um vídeo muito recente, na verdade divulgado este 6 de Março, que, imagino eu, vai dar que falar.

Voters for Trump


Algumas pessoas explicam porque é que vão votar em Donald Trump




Um vídeo Saturday Night Live (SNL)
...

Sem comentários: