quarta-feira, maio 27, 2015

Pode uma mulher inexistente fazer alguém feliz?


I'll always stand and wait for you at night,
We will create a world for two,
I'll wait for you the whole night through



Uma vez mais aqui, uma das minhas canções preferidas: Lili Marleen.

Transcrevo o que já antes aqui escrevi:

"Lili Marleen" é uma canção alemã, que teve a primeira gravação em 1939, interpretada por Lale Andersen (1905-1972) e que se tornou popular durante a 2ª Guerra Mundial. A letra foi escrita em 1915, durante a 1ª Guerra Mundial, e a música apenas em 1938.

Depois da ocupação de Belgrado em 1941, a Rádio Belgrado passou esta canção, que quase não era conhecida, e, por não terem muito mais músicas para passar, Lili Marleen passava frequentemente.

Goebbels, na altura Ministro da Propaganda Nazi, proibiu-a mas a rádio recebeu tantas cartas pedindo que a passassem de novo, que Goebbels, ainda que com relutância, acedeu, mandando que fosse colocada no fim da emissão, perto das 10 da noite.

A popularidade da canção aumentou rapidamente quer entre os Aliados quer entre os Nazis que se habituaram a que, houvesse o que houvesse, às 10 da noite, Lili Marleen apareceria para lhes fazer companhia, trazendo-lhes doçura e nostalgia. 

Dos dois lados da guerra, às 10 horas, os soldados aquietavam os corações para ouvir a balada que os fazia sonhar com o regresso, alguns fantasiando que, com a paz, viria a possibilidade de irem procurar a Lili Marleen.



...

E, enquanto sonhavam, aqueles homens esqueciam a guerra, o sofrimento, as saudades, e sentiam-se felizes, sentiam-se amados, sentiam que algures uma mulher esperava por eles, que um dia essa mulher lhes sussurraria palavras de amor junto ao coração. E esse pensamento enchia-os de uma inexplicável ternura.



...

Já agora, para quem não viu o magnífico filme de Rainer Werner Fassbinder com Hanna Schygulla, aqui deixo um vídeo.



...

Sobre o azul navy para a hot saison, queiram, por favor, descer até ao post seguinte.

.....

Desejo-vos, meus Caros Leitores, um dia muito, muito, muito feliz.

..

Sem comentários: