terça-feira, janeiro 07, 2014

Pedro Lomba vira olheiro, patrocinando a função do ACIDI de angariação de imigrantes de elevado potencial. Depois dos briefings, aí está o Lombinha a deitar o seu olho gordo a chineses, angolanos, russos, brasileiros. Não vai correr bem. (A menos que se trate do sexy Sergei e nas condições que abaixo indico).


No post abaixo falo de um interessante conceito que, muito oportunamente, me foi lembrado por um Leitor a quem agradeço, o Ceteris Paribus, e explico como conceitos que, em abstracto, até podem fazer sentido são um perigo nas mãos de marrõezinhos ou de burros ignorantes.

Mas isso é a seguir. Agora, aqui, a conversa é outra.


Que entrem as primeiras jovens de elevado potencial: Tang Xiao (唐笑)
Calling It Off 




Ainda este fim de semana cá em casa se especulava, o que andarão esses gajos a fazer? Explico: esses gajos eram os intelectuais Pedro Lomba e Poaires Maduro. Ninguém sabia. Piadas, brejeirices, algum vernáculo suave, mas, de concreto, nada. Conclusão: antes sossegados do que por aí a fazerem porcaria.

Pois, que nem de propósito, eis que hoje leio que o Lombinha ainda não desistiu. Agora aposta na angariação de imigrantes com potencial. Virou olheiro.




Imigrantes com potencial é o mesmo que com papel, presumo. Daqueles que efectuam pagamentos em notas batidas e com quem o fisco não se arma em velha cusca. Se pagam ou não impostos, isso é pormenor. Também podem pagar tarde e más horas, sem multas, em cash. Há certas coisas relativamente às quais gostamos de brincar aos ceguinhos, surdos e mudos.

O artigo pode ser lido na íntegra no Público. Eu aqui transcrevo apenas a parte introdutória e a que achei mais divertida.

O Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI) vai assumir novas funções. Essa é, pelo menos, a proposta que está pronta para ser apreciada em Conselho de Ministros. Se vingar, caberá a esse instituto público aliciar estrangeiros "de elevado potencial" a vir para Portugal.

(...) 

Os imigrantes, insiste, tendem a arriscar mais

Imigrantes empreendedores podem, persiste, criar postos de trabalho e, com isso, fixar quem pensar partir ou resgatar quem já partiu. É nessa lógica que acha que se impõe “identificar e captar imigração de elevado potencial ou de grande valor acrescentado”. 


Para isso, quer transformar o ACIDI num organismo “transversal” e “pro-activo”.



Não é giro isto? Não começa a ficar muito clara qual a política destes artistas? Correm com os jovens que estudaram e, a seguir, importam empresários de valor acrescentado que vêm empregar a mão de obra que ainda cá está, mão de obra a ganhar cada vez menos e cada vez com menos direitos. Boa. Este Lombinha é esperto.

Mas nada de euforias: a gente não se pode esquecer que este Lombinha dá azar. De cada vez que fez um briefing, deitou abaixo um ministro ou um secretário de estado, já nem me lembro bem (tanto tem sido o entra e sai na casa da mãe joana que é o Governo de Passos Coelho).

Por isso, se agora quer angariar imigrantes com papel, a única coisa que eu quero avisar é que todos os que vierem com o seu beneplácito se vão dar muito mal. E não digam que não avisei.

*

De qualquer forma, se, agora que reencarnou, quiser mesmo persistir nesta de olheiro, aqui lhe deixo uma sugestão e esta, como vem pela minha mão, a mão da Santa UJM, correrá certamente muito bem. Este Sergei aqui abaixo, um modelo russo, parece-me ter talento e um certo potencial para gerar valor acrescentado. Será que o Senhor Secretário de Estado Acidi Lombinha pode importá-lo através da sua rede e com as facilidades da sua via verde? Para empreendedora estou cá eu. Como televisão também é da sua área, arranje-me tempo de canal, que eu invento umas histórias onde prometo que vou fazer o talentoso Sergei brilhar. O que a RTP depois vai ganhar em publicidade nem lhe digo nem lhe conto. Vá por mim. Mas, claro, primeiro vai ter que me arranjar uns incentivos, fiscais e outros. Vale?


Eis o sexy modelo russo Sergei em underwear, todo ele fazendo boquinhas, piruetas e outras habilidades



(Video obtido aqui)



As imagens de Pedro Lomba foram obtidas na internet e aparecem em tantos locais, nomeadamente em tantos blogues, que tenho dificuldade em identificar a sua proveniência original.

*

Relembro: no post abaixo poderão ler algumas considerações sobre um dos conceitos (mais perigosos) que está na base dos estudos de economia e, para ajudar a explicá-lo, mostro um vídeo que traduz o latim para linguagem de supermercado.

*

Muito gostaria ainda de vos convidar a irem ouvir lá no meu Ginjal e Lisboa 'Se eu fosse eu', um devaneio daqueles gostosos de se ouvir, escrito por Clarice Lispector. São outros mundos, os que as suas palavras abrem.

*

E, por hoje, por aqui me fico. Tenham, meus Caros Leitores, uma bela terça feira.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu lombo só de vaca ou bom porco. Bem temperado, antecipadamente, com bom azeite, um pouco de bom tinto (ou Madeira, no caso da vaca), algum alho, folha de louro, sal e pimenta q.b e salsa, acompanhado de batatas assadas no forno, depois de regadas, previamente, de azeite e um pouco de vinho branco, mais um pouco de sal e já está! Agora esta avantesma “não como”, dá-me azia!
Por falar nessa fauna dos Visa Gold, ontem vim a ouvir de um amigo que quem tiver uma boa casa, moradia ou andar, mesmo antiga, vale a pena vender, pois não só esses “Visa Gold” estão a comprar, mas também e isto é importante, muitos outros provenientes de alguns países da UE, sobretudo França (estes em particular), Holanda, etc. E pagam bem, a pronto, na hora e para quem assim o desejar, parte depositado na conta bancária e parte em “cash” (“pega lá 500 mil em dinheiro, o resto na tua conta bancária”), por várias razões, entre outras para o comprador não ter de declarar um valor elevado que implicaria mais tarde um IMI valente e por sua vez para o vendedor também ficar a salvo do saque das Finanças. Aquele duo romantico, Luís Albuquerque e Paulo Portas, não terão imaginado isto mesmo? De tanto se darem bem, ultimamente, se calhar esqueceram-se!
Raio de chuva!
Boa semana!
P.Rufino

jrd disse...

Olheiro o Lomba?!...
Com aqueles olhos de carneiro moribundo pouco mais deve descobrir do que uns especialistas em import/export", quem sabe se de produtos "brancos"...

Anónimo disse...

saudade dos anos 80´s - http://www.my80stv.com/

Um Jeito Manso disse...

Olá P. Rufino,

Consta que há muito negócio a correr em 'el contado' nas zonas de maior movimentação imobiliária e que já há zonas que parecem a China Town em versão milionária.

No outro dia, uma pessoa que me relatava situações destas perguntava-se: Mas qual a lógica disto, se isto é malta especializada em fugir ao fisco?

Pois. eu não percebo. Mas também é verdade que as minhas ondas cerebrais funcionam numa frequência diferente...

Olhe que esse bife do lombo bem apaladado e acompanhado de um belo tinto, vêm a calhar para um almoço gostoso num dia chuvoso, quiçá com a lareira acesa, uma conversa agradável. (...e uma sesta no sofá a seguir, que bem precisada de dormir, ando)

Que se salvem os petiscos e os amigos. E a saúde e a boa disposição, claro.

Um Jeito Manso disse...

jrd,

Farto-me de rir com o que diz. Poucas palavras mas certeiras. Produtos brancos, pois. Um pó bem fino.

Ou, não sendo isto, fancaria chinesa. Ou o que for. Negócios. Cenas.

Não sei que tipo de gente anda a ser metida cá dentro. Tudo isto é sinistro.

Um abraço, jrd, e que não nos falte a ironia e a boa disposição apesar de assistirmos a tanta estupidez, não é?

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónimo,

Você é um infindável manancial de informação. Obrigada.