sábado, janeiro 18, 2014

Hugo Soares, Teresa Leal Coelho, Teresa Caeiro, Miguel Frasquilho e vários outros deputados que tiveram uma actuação miserável na votação do referendo relativo à adopção e coadopção por casais homossexuais: tudo farinha do mesmo saco. O primeiro será um pobre coitado, sem mundo, sem um pensamento naquela cabeça mas os outros negaram a sua própria consciência e a sua dignidade de cidadãos livres em nome de uma mesquinha e miserável disciplina de voto. Um dia triste para os portugueses: ficámos a saber que a maioria dos deputados deste país não é gente honorável em quem se possa confiar pois até a sua própria consciência espezinham. Um dia triste também para Fabíola Cardoso.


Não é por Teresa Leal Coelho se ter demitido de vice-presidente do seu grupo parlamentar ou por alguns outros terem feito declarações de voto que marcam alguma diferença face ao abandalhamento que revelou ser a ala que apoia a coligação (des)governamental. 


O que é isso? Que importância tem o gesto póstumo de explicar porque fizeram o que fizeram? Nenhum.


Deixaram, isso sim, que um garotelho qualquer, uma criatura que não tem decência cívica, um tal Hugo Soares, conseguisse fazer o Parlamento escrever um dia negro na sua história - e alinharam com isso.


Na prática, calaram a sua consciência sobre um tema tão do foro da consciência pessoal, deixaram-se instrumentalizar, marimbaram-se para a vida de todas as pessoas envolvidas em situações como as que são objecto do projecto de lei, nomeadamente as crianças, anularam-se a troco de ficarem bem junto das instâncias partidárias. 

Todo este episódio é miserável. Envergonha quem nele participou. 

Se estes deputados estão mesmo contra este acto miserável - este referendo tirado da cartola, uma verdadeira golpada de que Relvas não desdenharia, a baixa política em todo o seu esplendor - deveriam ter-se deixado estar na bancada e, na hora de votar contra, deveriam ter-se levantado e votado contra. O povo paga-lhes para se portarem de forma digna. 

O povo não paga a traidores e é o que eles mostraram ser. Trairam o eleitorado mas pior, muito pior que isso, trairam a sua própria consciência. Quem não consegue respeitar-se a si próprio não é digno de outra coisa que não desprezo.

Miserável foi, de resto, toda a forma como o PSD se portou ao longo deste processo, culminando com o não dar liberdade de voto numa matéria tão sensível como esta. Miserável. Atitude miserável a dos que gizaram tudo isto e atitude miserável a dos que aceitaram alinhar com esta atitude tão canalha. Se um deputado não pode agir e votar em consciência então está na Assembleia da República a fazer o quê?

A lei da coadopção - que foi, portanto, travada com a chico-espertice dos rapazolas da JSD e com a cumplicidade cobarde dos que votaram a favor, se abstiveram ou se ausentaram na altura da votação - já deveria ter sido aprovada e já deveria estar a ser posta em prática. 

Para se perceber o que está em causa com a pretendida lei da coadopção, leia-se a carta de uma mulher que pede que a aprovem:

UM  DESABAFO 

Chamo-me Fabíola Cardoso, tenho 41 anos, sou professora em Santarém e mãe de duas crianças com 9 e 11 anos de idade.


Estas duas crianças são fruto de uma relação lésbica e têm crescido na realidade de uma família que em tudo as cuida, que sempre soube provir a todas as suas necessidades mas que não é reconhecida pelo Estado Português.

Estas duas crianças têm como figuras parentais duas mulheres, a quem chamam mãe, ainda que nos seus documentos apenas conste o meu nome. Foi-me diagnosticado, em Julho deste ano, um carcinoma invasivo da mama. Na sequência desse diagnóstico fiz uma mastectomia no Hospital Distrital de Santarém e encontro-me neste momento a fazer quimioterapia, da qual já resultou a necessidade de um segundo internamento hospitalar.

UM  LAMENTO 
Foi a situação da minha doença que alterou profundamente a minha visão da situação dos meus filhos e me leva a escrever-vos hoje esta missiva. Fomos até agora, as duas, capazes de zelar sempre pela segurança e o bem estar dos nossos filhos, mas esta situação de doença veio abalar significativamente a aparente estabilidade e firmeza. Que aconteceria aos meus filhos se eu tivesse morrido na mesa de operações? Conseguiria a sua outra mãe a tutela? Seria correto, face a essa situação, sujeitar as crianças a um processo legal deste tipo? Que enquadramento legislativo teria um juiz para decidir a favor das crianças e da manutenção da sua família real? Ou poderá alguém de bom senso e bom coração afirmar que será melhor para estas crianças serem entregues a um familiar ou até a alguma instituição??!! Estive uma semana internada, devido a uma complicação causada pela quimioterapia. Como pode a outra mãe destas crianças justificar perante a sua entidade patronal a necessidade de faltar para as apoiar se, legalmente, não lhes é nada?? Porque teremos nós, uma família que cumpre todos os seus deveres, de não poder beneficiar numa situação de infortúnio dos diretos que assistem às outras famílias?? Ficamos na dependência das simpatias, das disponibilidades de cada um. Lamento profundamente que, devido à situação legal existente no nosso país, eu tenha muitos mais motivos de preocupação do que aqueles que deveria ter neste momento e que as minhas crianças estejam numa posição de fragilidade que não deveriam estar.
E  UM  PEDIDO 
Venho pedir-vos a decência de aprovarem a Lei da Co-adoção, não porque a considero excelente, excelente seria simplesmente todas as crianças deste país terem uma família feliz onde crescer em segurança, mas porque nenhuma família deveria ter de passar pela situação que a nossa está a passar. Gostaria que, independentemente da cor do símbolo político que usam na lapela, pensassem honestamente nesta situação e se tentassem colocar, não no meu lugar, nem no da outra mãe, mas sim no lugar dos meus filhos. São eles os principais desprotegidos neste cenário e são-nos porque o Estado Português se sente na legitimidade de ilegitimar a sua família. Desejo o dia em que ninguém tenha de passar pelo acréscimo de sofrimento e insegurança em que a situação atual nos coloca. Nesse dia Portugal será um pais mais justo e mais democrático.
Está nas vossas mãos. 
Obrigada, Fabíola Cardoso

*

Face a este pedido tão vindo das entranhas, a resposta do PSD e do CDS foi o que se sabe. 
Na prática riem-se na cara de quem os elegeu, riem-se na cara de quem ainda espera alguma coisa deles. 





Shame on you, Miguel Frasquilho, Teresa Leal Caeiro, Teresa Caeiro e outros, shame, shame on you.


*

A primeira imagem provém, como é visível, do blogue We Have Kaos in the Garden. as restantes foram obtidas na net sem que tenha conseguido descobrir a sua proveniência original.

*


Declaração de interesses: Sou mãe de família de uma família dita normal, não tenho nenhum nenhum caso de homossexualidade (pelo menos declarada) na minha família mais chegada ou no meu núcleo de amigos mais próximos. Não me orgulho nem deixo de me orgulhar por isso da mesma forma que não me orgulho ou deixo de orgulhar por uns serem louros e outros morenos. Mas uma coisa é certa: não é o eu não ter casos no meu núcleo mais próximo que me impede de achar que qualquer pessoa tem direito a viver em felicidade a sua vida de acordo com as suas orientações sexuais - e deve vivê-la no pleno usufruto de todos os direitos, os quais devem ser independentes de orientações sexuais. Por maioria de razão, todas as crianças devem poder viver protegidas e felizes independentemente da orientação sexual dos seus pais, sejam eles biológicos ou não. E tenho a maior dificuldade em perceber quem ache o contrário disto.


22 comentários:

Cine Povero disse...

É deveras interessante como a atual coligação fez germinar, entre os twenty-something sistémicos, a ideia de que lhes cabe escrever uma nova página na história. Eles vêem-se como uma vanguarda iluminada, enquanto instrumentos do futuro. E por isso, estão-se a marimbar para tudo o que esteja a mais de doze centímetros de distância (Eis uma insinuação só perceptível pelos machos!) do seu próprio nariz. "Se não o enxergamos é porque não interessa" - eis o seu pensamento! Com isto estão apenas a imitar os Yuppies dos anos 80. Como os seus antecessores, estes pensam e agem "Comme des Garçons" (Oh, no!) e acham muita graça a isso.
A moção apresentada pelos Jovens Centristas ao congresso do PP vem lembrar que a barbárie está sempre à espera de uma oportunidade para fazer valer os seus pontos de vista.
Mas, tal como os anteriores, estes Neo-Yuppies estão condenados a ir da Adolescência à Senilidade sem passar pela Maturidade!

jrd disse...

A cobardia da maioria. Este referendo é por si uma aberração, uma cortina de fumo para desresponsabilizar um grupo parlamentar flébil e rasteiro.

Os direitos das minorias não se referendam, exercem-se!

Vitor Gomes Freire disse...

EXCELENTE " post " , UJM !
Partilho e subscrevo, por inteiro, a sua vibrante indignação .
Que triste e indecoroso " espectáculo " !
Desejo-lhe e à Familia um Bom e recuperador fim de semana longe deste irrespiravel e pouco aconselhavel ar. ( " in heaven " , de preferência ) .
Melhores Cumprimentos

Vitor Gomes Freire

PS: Quando, há dois dias,disse que a gostaria de vêr a meio da primeira fila da Bancada do maior Partido da Oposição signifiquei o desconforto e frustração que sinto pela presença de quem lá está . . . e que seria substituído com toda a maior vantagem para TODOS nós.
Sei que entendeu e tambem sinto que lhe não seria fácil, por muito tempo . . . Pena !
Reitero-lhe os Melhores Cumprimentos

lidiasantos almeida sousa disse...

Vai uma apostinha? O que terá levado a ex vice presidente do Preso Vale e Asevedo, no Benfica, onde deixou um rasto de ilegalidades, que foi continuar para o CCB mas aí foi castigada, a armar-se em boasinha e largar o cargo de vice Presidente do PSD? O maridão que está a completar os estudos no Gabinete do ALFORRECA e à espera que o Embaixador de Portugal em Madrid termine o mandato para ir para lá como embaixador e levar a bombocha para Embaixatris. Assim tapa um bocadinho o buraco e tapa as voses que lhe estão sempre a lembrar a passagem dela pelo Benfica e nem uma visitinha ao Mestre dela, ou discipulo, na CARREGUEIRA. desculpem mas mudei de computador e não encontro o

lidiasantos almeida sousa disse...

Vai uma apostinha? O que levou a verme Teresa Leal Coelho a dar uma de muita séria e pedir a demissão de vice Presidente do GP do PSD?: Porque o marido Francisco Almeida Ribeiro foi nomeado Embaixador, mas falta-lhe uma parte do curriculun. Está no Gabinete do Passos a marinar e a estudar até faser os 6 meses que faltam para o Embaixador em Madrid terminar o seu mandato e o XICO e a TÉTÉ irem ocupar o seu lugar. Assim não estando no GP está mais abrigada e não ouve as bocas de ela não ir à prisão da Carregueira visitar o seu discipulo e ex grande amigo Vale e Asevedo. Os amigos com problemas graves, como este e os amigos do casal Mariani - O. Costa/ Yolanda são como a peste quanto mais longe melhor

lidiasantos almeida sousa disse...

Vai uma apostinha? O que terá levado a ex vice presidente do Preso Vale e Asevedo, no Benfica, onde deixou um rasto de ilegalidades, que foi continuar para o CCB mas aí foi castigada, a armar-se em boasinha e largar o cargo de vice Presidente do PSD? O maridão que está a completar os estudos no Gabinete do ALFORRECA e à espera que o Embaixador de Portugal em Madrid termine o mandato para ir para lá como embaixador e levar a bombocha para Embaixatris. Assim tapa um bocadinho o buraco e tapa as voses que lhe estão sempre a lembrar a passagem dela pelo Benfica e nem uma visitinha ao Mestre dela, ou discipulo, na CARREGUEIRA. desculpem mas mudei de computador e não encontro o

Anónimo disse...

Tudo aquilo foi patético, mas sobretudo vergonhoso. E é um imbecil, o tal Hugo do raio que o pariu, um tolo imberbe, que leva ao tapete o cretino do Passos e a sua tribo do PSD.
Estamos bem entregues!
P.Rufino

Anónimo disse...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre,_o_Grande

Anónimo disse...

ultimamente só dou atenção ao que realmente interessa e enriquece-me como pessoa e são exemplos de vida. hugo soares, quem?


1-https://www.youtube.com/watch?v=c62Aqdlzvqk

2-https://www.youtube.com/watch?v=36m1o-tM05g

Anónimo disse...

isto não é para gente normal, mas ainda bem que há quem o faça, é um regalo para os olhos - https://www.youtube.com/watch?v=M9xARZlGzcI

Anónimo disse...

resumindo - https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q71/s720x720/1549429_811752608850891_1327602448_n.jpg

Anónimo disse...

https://scontent-a-cdg.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/q71/1560722_668577399861382_1617972685_n.jpg

Anónimo disse...

sou um infiltrado - ))https://scontent-a-cdg.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1/q71/1546277_209313379271848_1220137942_n.jpg

Anónimo disse...

hoje ia no carro e ouvi esta , música.Pensei, pá, vou dedicar ao poetas que aparecem no blog da ujm (inclusive) - https://www.youtube.com/watch?v=F-dvJbp6MVY

do secundário (humanísticas), nos livros de português, os poemas que não estão riscados, foram os que gostei, um dia vou passando-os aqui

Anónimo disse...

fotos vintage hollywood - http://s944.photobucket.com/user/jmsn74/slideshow/Amazing%20Vintage%20Hollywood

Anónimo disse...

Teresa Leal (ao) Coelho, fanado de um comentário.

Anónimo disse...

a votação podia ter sido acompanhada por banda sonora - https://www.youtube.com/watch?v=-i1QY3mo0PU

Anónimo disse...

O teu inglês é fraco, mas a lição de liberdade de expressão que deste ao gajo vale por mil!!!!
No meder uot ingliche iu spique - https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/q71/1512468_694162977294802_2014442265_n.jpg

fanado do facecoiso

Anónimo disse...

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/q71/1017327_557338331029506_665852535_n.jpg

Anónimo disse...

já não se fazem "boa noite" assim - https://www.youtube.com/watch?v=l9Aw0dGyR6A

Anónimo disse...

Cara Lídia,
O marido da Teresa Leal Coelho chama-se Francisco Ribeiro de Menezes e não Francisco Almeida Ribeiro. Há um Almeida Ribeiro no MNE, mas é António, foi S-G do MNE e está hoje no Vaticano. Quanto ao Francisco Ribeiro de Menezes, é possível que siga para Madrid, até ao final deste ano, sempre fica mais perto da mulher e ela dele. Serviu Amado como chefe de gabinete e outros antes dele, nuns saltitos entre o PS e o PSD. Agora como chefe de gabinete do PM Passos, tem o caminho aberto para o que quiser e a mulher pedir. As alcunhas dele no MNE são : o Sr. Gabinete e o Cabeçudo. É um tipo do pior. Mas são os piores que singram neste país podre. E contribuiu para colocar outros peões do PSD que estavam no gabinete do PM Passos com ele, em lugares chave: como chefe de missão na OCDE em Paris (Vizeu Pinheiro) e actual chefe de gabinete de Machete no MNE (o Carlos). Assim se mexem os cordelinhos. Encontrando-se com o o colega chefe de gabinete de Machete, controla-se o Machete e em Paris controla-se o Alvaro Santos Pereira e o que se diz sobre nós, naquela Organização (A OCDE). O tipo, o Menezes nunca deu ponto sem nó. Nem o Passos.
Boa Noite!

Um Jeito Manso disse...

A Todos,

Como ontem expliquei, este fim de semana foi daqueles...

Estarmos todos juntos é frequente mas nem sempre a coisa mete pernoita, acampamento e programa de festas para os dois dias do fim de semana. Ora, quando isso acontece, viro estalajadeira a tempo inteiro e mais entertainer e mais não sei o quê (mas tudo feito com o coração e sempre feliz, feliz, feliz da vida) e, portanto, ontem consegui arrastar-me até ao computador, li tudo o que escreveram mas já não consegui responder a cada um (e se há matéria aqui para um bom bate-papo...!).

Este domingo à noite também só aqui consegui chegar já tarde e perdida de sono.

Escrevi já sobre a brincadeira do Paulinho com as bandeirinhas e a ver se ainda escrevo sobre a Judite armada em dartacão mas, com as minhas desculpas, tenho que vos dizer que também não consigo responder-vos. Se me ponho na conversa convosco já não consigo comentar a Judite e o mais certo é adormecer aqui em cima do computador.

E, ainda por cima, amanhã não é sábado (e tanto que eu me apetecia dormir amanhã até ao meio dia!)...

Por isso, desculpem-me, por favor. E agradeço-vos.

E uma boa semana!