domingo, setembro 29, 2013

O PSD pelas mãos de Passos Coelho leva uma tareia que não acaba, provando-se assim, uma vez mais, que esta criatura não tem uma cabeça excepcional, pelo que está a destruir o PSD (como é que um inteligente destes podia ser capaz de gerir o País...?). Estas autárquicas são um vexame para o PSD: escolhas feitas com os pés, uma gentinha desagradável com quem a população não sente afinidade, e deu no que deu. Menezes, Seara, Abreu Amorim, Pedro Pinto, Moita Flores. Estes são alguns que parece que já é certo que levaram um valente par de patins.


Lisboa

O que tenho, para já, a realçar: o mau perder de Seara, com cara de quem comeu e não gostou, furioso, ressabiado. Ao lado dele a Teresa Leal Coelho também toda trombuda. Fiquei convencida que aquela gente ainda vai morder alguém esta noite.

De realçar, a propósito do Seara, o sangue frio da Judite de Sousa. Será que resistiu à tentação de lhe mandar um sms a dizer 'toma e embrulha'?

Vitória brilhante para António Costa em Lisboa.


*

Porto

Quanto à derrota do chorãozito Luís Filipe Menezes até deu dó vê-lo a assumir a inesperada derrota: que isto, aquilo e o outro e que mais não sei o quê - nada que valha a pena relatar aqui. Andou a cantar de galo, convencido que oferendas e prebendas compravam o voto da população e a população mandou-o ir chatear outro. 

Vitória clara para Rui Moreira e Rui Rio no Porto.


*

Vila Nova de Gaia

Quanto ao inefável Abreu Amorim não tenho nada a dizer. Pior que essa rotunda e camaleónica figura é quem o escolheu. Não falo apenas no inteligente Passos Coelho mas também naquele fulano que tem ar de cão com pulgas, que tanto se empenhou nestas escolhas. Só se a população de Gaia estivesse toda com os copos na altura de votar é que o Abreu Amorim ia a presidente. De gargalhada aquela escolha.

Parece que em Gaia ganhou o PS mas não sei quem encabeça a lista

*

Sintra

Quanto ao Pedro Pinto, com aquele ar de quem se quer fazer passar por benzoca, arrogantezeco, barriga de quem o sucesso se lhe alojou ali e dali não sai (o que convenhamos não traz felicidade a ninguém), não tinha hipóteses nenhumas. Quem é que ia querer um sujeito daqueles em presidente? E a voz dele...? Credo, que aquilo não augura nada hábitos saudáveis.


Parece que em Sintra é capaz de ganhar o PS com Basílio Horta mas, à hora em que escrevo, ainda não se sabe ao certo.


*

Oeiras

O que me deixa com a cabeça às voltas é Oeiras. É certo que só se as pessoas estivessem muito agoniadas é que iam acoitar o fugitivo Moita Flores. É certo também que aquele rapaz do PS, desconhecido, acho eu, não inspirava grande confiança como sucessor de alguém que é conhecido por fazer obra. Mas, ó senhores, as pessoas vão votar na lista de um prisioneiro? Tudo a gritar Isaltino, Isaltino... Está tudo doido.

Neste caso acho que em Oeiras ganhou a bipolaridade de parte da população. E mais não consigo dizer que isto atenta contra a minha inteligência.


***

A esta altura em que escrevo, parece que a CDU também se está sair bem e isso é bom pois costumam ser bons autarcas. Escolheram pessoas capazes que inspiram confiança. Aí esteve mal o PS que, em vários municípios, escolheu nomes de quem as pessoas mal ouviram falar. 

4 comentários:

jrd disse...

Acha mesmo que o Pedro Pinto tem ar de benzoca ?
Eu não lhe comprava um pacote de queijadas.

Anónimo disse...

Pois. Lá foram ao fundo. Mas, não tanto como seria desejável. Enfim, sempre eram autárquicas e nisto de Autarquias as coisas são um pouco diferentes. Vamos para 2015 e depois, então sim, se verá. A derrota de hoje poderá ser, quem sabe, muito mais expressiva...se o líder do PS for outro. Quanto ao Seara e à Teresa Leal Coelho (convém sempre recordar que ela é a mulher do Chefe de Gabinete do PM, Passos Coelho), deve dizer-se que com a sua idade deveria ter havido algum “recato”, ou seja, aquela mini-saia de meia-idade era totalmente dispensável. Alguns dinossauros sairam derrotados. Fico feliz por isso. Não sei ainda os resultados de Loures, a ver se esse outro “Dino”, vindo das Caldas, foi igualmente corrido. Mas, Oiras, não me surpreendende, continua a ser um "caso especial". Como é possível? Mas foi! O homem até poderia ter ganho... da cadeia, se tivesse podido concorrer! Gostei de ver o Menezes varrido do Porto. E, também, o tolo do Pinto de Sintra, que, este enfim, estava a ver se entrava. Não conseguiu. Ainda bem. Vi-o na TV aqui há tempos e até me arrepiou, ao não conseguir articular o que tinha para dizer. Com o Horta, Sintra ficará melhor? Duvido. Bem vistas as coisas, serão poucas as Câmaras em que poderemos confiar nos Presidentes agora eleitos. Quanto a Costa, perguntaria: e agora António? Lisboa ou o País? E se for o País, ficará este, em boa verdade, bem entregue a si? Haverá, nessa eventualidade, coragem para enfrentar os credores internacionais e defender os mais desfavorecidos deste paupérrimo país? Ou vamos ter uma nova versão do mesmo com que actualmente já vivemos, embora amenizada? Em Gaia, pelo resultado, prevejo o derrotado do PSD a voltar aos debates com Ana Gomes e a voltar a ser trucidado por ela, ou seja, ao melhor que ele sabe fazer, de “saco de boxe”, a levar pancada atrás de pancada (dela), com aquele arzinho de menino tolo. Por fim, um palavrinha para aquela estriónica vozinha de falsete que é o líderezito do CDS, o Portas Paulo. Lá veio ele, naquela sua voz efiminada, a perorar sobre a retumbante vitória do seu, porque é, de facto, dele, CDS. Ganhou, creio eu, 4 ou 5 Câmaras (?!) e encostado, oportunisticamente, a Rui Moreira diz-se “co-vencedor” do Porto. Um trapaceiro. Oxalá Moreira faça por lá bom trabalho (e porque não?) é o meu desejo. Quanto a Menezes, Passos e o seu PSD deveriam ter pensado melhor. O desastre da escolha está hoje à vista! E até era previsivel. Gostaria de ter visto muitos mais independentes a ter obtido mais votos. Mas, o atavismo popular dificilmente muda. Respeimos isso. São opções.
P.Rufino


Um Jeito Manso disse...

olá jrd,

Tem razão. Escrevi aquilo a quente, com um olho no burro e outro no cigano (veja bem a associação de ideias que me ocorreu...).

Já lá fui corrigir a prosa dedicada a essa figura.

Eu a ele nem queijadas nem sequer o cartucho vazio: nada, nadica.

Um abraço, jrd!

Um Jeito Manso disse...

Olá P. Rufino,

Não há grande qualidade em muito disto e as vitórias são todas muito relativas.

Mas a vitória de António Costa e Fernando Medina (atentemos no nome de Fernando Medina) foi retumbante. A vitória de Rui Moreira (que é também é de Rui Rio) é também de salientar.

Algumas vitórias da CDU também são relevantes e, por exemplo, a do Bernardino Soares é merecida e de festejar.

No entanto, há agora quem ande a cantar pequenas vitórias: são os artistas do costume.

Mas, enfim, os cães ladram e a carruagem passa. E a carruagem que aí vem traz sobretudo a troika e traz um governo que não aprende nem por mais uma.

A ver vamos como é que o PSD profundo - que estará forçosamente em ebulição com esta tareia - vai reagir. Palpita-me que se vai começar a agitar.

Mas, de resto, tudo isto é tão fraquinho...