quinta-feira, junho 20, 2013

Hugo Soares, deputado do PSD, presidente da JSD, quer saber quanto custam os sindicatos dos professores. Intrigada com a insolência do requerimento fui saber quem é o valentão. Ora bem: cá temos mais um gaiato de 30 anos. Experiência profissional, experiência de vida...? Fraquinhas, fraquinhas... Eu não vos disse já mil vezes que no PSD os escolhem a dedo? Quanto mais fraquinhos, mais trepam. (Não me admiro nada: eu se quisesse ter um bando de paus mandados a assinarem de cruz tudo o que eu dissesse também os escolhia assim) /// E, já que a conversa derrapou de novo para a mediocridade, fui buscar outra vez a Rosa Oliveira para que, por aqui, deite a sua Cinza (*) /// E, porque soube agora que morreu James Gandolfini, o Tony Soprano, a minha despedida a um homem cheio de vida



Ora aqui está ele, Hugo Alexandre Soares, o catraio (bem nutrido)
que quer saber se há-de mandar acabar com os sindicatos ou não
- para já só está a pensar nos sindicatos dos professores mas depois logo se verá o que vem a seguir



Retiro do site da Assembleia da República informação sobre a vasta e suculenta biografia do catraio Hugo Alexandre:

Em 2005, aos 22 anos, o Hugo Alexandre foi para Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Braga onde esteve até 2009. Nessa altura foi Vereador na Câmara Municipal de Braga em regime de substituição (ou seja, não sabemos se exerceu ou não, ou se isto consta do seu CV apenas para encher). Mas uma coisa é certa: o jeito que dá ser da JSD - mal lhes caem os dentes de leite já estão em deputados e vereadores disto e daquilo...


Enquanto isso, a partir de 2007, altura em que dá ideia que acabou o curso de advogado, e até 2009, foi formador em duas empresas, a Weform, empresa que não tem site, e da qual consegui perceber, salvo erro nas páginas amarelas, que dá formação em Cursos de Práticas Administrativas, Práticas Técnico-Comercias, e a Ldn - Formação Profissional, onde se ministram cursos financiados.

Entre 2010 e 2011, fruto certamente da bruta experiência que, entretanto tinha adquirido, foi para Consultor Jurídico na Associação Empresarial de Portugal  (programa Empreender no Feminino). Fazer o quê não se sabe pois entrei no site e não consegui perceber qual a intervenção da AEP no dito o programa para além de o divulgar, pelo que não se sabe que consultoria lá teria ele feito. Uma avençazita que lhe deu muito jeito, provavelmente.


Hugo Alexandre,
sabendo certamente muito da vida e da história política, económica e social do país,
não hesita em cagar sentenças como a que acima se vê
 (e vocês desculpem lá o léxico mas é que não dá para a gente manter a compostura perante anedotas destas:
é que uma coisa é ser alguém com tino e conhecimentos a fazer avaliações comparadas
e outra, bem diferente, é ser um jota qualquer desta vida a dar-se ao desplante de o fazer)


E daí, com 28 anos, ei-lo a saltar para representante do Povo, passando a ser Deputado na Assembleia da República na ilustre bancada do PSD (where else?). 



Ó pr'a ele, o Hugo Alexandre, tão importante, já deputado!, rico menino

Já deputado, com 29 anos, foi eleito Presidente da JSD. Vêmo-lo nas fotografias desse inesquecível dia, babado, ao lado desse outro grande estadista que dá pelo nome de Pedro Passos Coelho.


Pois bem, é este puto agora com 30 anos e que por aí tem andado, beneficiando da sua condição de Jota, que hoje resolveu encabeçar um grupo de deputados que mostraram uma vez mais qual a sua cepa.



Vocês desculpem... mas digam-me lá se este Hugo Alexandre
não tem um je ne sais quoi que faz lembrar o Tino de Rans?


Transcrevo parte de uma notícia: num requerimento dirigido ao ministério da Educação e Ciência, hoje entregue no Parlamento, o deputado do PSD Hugo Soares perguntou "quantos sindicatos existem no sector da Educação", qual o "valor transferido para os sindicatos durante o ano de 2012 e orçamentado para 2013" e como são discriminados os gastos.


O deputado justificou a oportunidade da pergunta face aos "acontecimentos recentes que impossibilitaram milhares de jovens de realizarem os seus exames nacionais", referindo-se à greve dos professores da passada segunda-feira.

Questionado pelos jornalistas, no Parlamento, sobre se sugere a redução dos custos da actividade sindical para o erário público, Hugo Soares afirmou que antes de admitir essa possibilidade, quer saber quais são os encargos.

O deputado argumentou ainda que os custos devem ser conhecidos "numa altura em que é fundamental que todos os portugueses percebam a equidade dos sacrifícios que são pedidos e que ao mesmo tempo se exigem cortes na despesa do Estado com vista a uma redução da carga fiscal".



Cá estão eles. Estão de cabeça para baixo porque pensam com os pés,
porque, nas mãos desta gente, o país está de pernas para o ar


Assusta-me pensar que a Assembleia da República - lugar onde deveriam estar os nossos representantes, gente que deveria ser do melhor que a sociedade fosse capaz de gerar - está, ao invés, ocupada por uma seita de gente perigosa. Muito perigosa.

A ignorância e a estupidez, quando ligadas a uma ambição rasteira, são um perigo. 


Como poderemos esperar que gentinha desta, impreparada, deslumbrada, mal escolada, mal formada, sem cultura democrática, caída de pára-quedas em lugares de poder, tenha condições para legislar, para monitorizar a actuação do governo, para propor alternativas, para fazer o que quer que seja que exija bases sólidas, alguma tarimba, alguma cultura, algum mundo? Impossível.

Enquanto a Assembleia da República, o Governo, as Autarquias e sabe-se lá o que mais estiverem invadidos por esta praga, como pode o País avançar? Impossível. Impossível. Desgraçadamente impossível.


Mas não nos isentemos de responsabilidade perante um descalabro destes. Somos nós que deixamos que isto aconteça. Somos nós os responsáveis por esta pouca vergonha. Votamos neles sem cuidar de saber que competências têm para lá figurar, e continuamos a assistir, impávidos e serenos, a que toda a espécie de animais assuma o comando da nossa quinta.


[Já agora: não seria, ao menos, de dizermos ao Hugo Alexandre e demais amiguinhos que temos melhor destino para os nossos impostos do que pagar-lhes o ordenado? Que não estamos para estar a trabalhar para ele e outros criançolas andarem a dizer baboseiras?

Quer-me cá parecer que um dia destes ainda meto férias para ir para as galerias da Assembleia com cartazes dirigidos aos palermas que por ali pululam.

... Mas eu não digo que ninguém me poupa, senhores...?]


*


Em presença de todo este desastre (e, desde que este miserável desGoverno tomou posse, são só desastres, retrocessos, atentados, vexames, empobrecimentos, aviltamentos) fui buscar outra vez a Rosa Oliveira e a sua Cinza , teve mesmo que ser. E ela disse.



                                          como foi possível esta longa marcha para a mediania?
                                          o que significa viver dentro de um corpo
                                          de onde a consciência se retirou há muito
                                          esta embalagem vazia?

                                          rodeados de pensamento tóxico
                                          submersos em epifanias da normalidade
                                          estamos numa guerra invisível
                                          desconhecida até hoje da humanidade
                                          sitiados por armas virtuais em destruição imparável

                                          sufocamos sob camadas de managers
                                          designers, adidos, conselheiros, assessores
                                          pequenos soldados de chumbo
                                          reclinados nas dunas da abreviatura
                                          agasalhados na linguagem religiosa
                                          da performance a todo o custo

                                          como nas hordas de lepra medieval
                                          trazemos sinos que anunciam corpos contaminados
                                          lentos, pensativos
                                          suspensos numa mudança de vírgula
                                          reescrevendo sem horário

                                          confiando na oscilação do universo
                                          lançamos toda a fortuna
                                          no princípio da incerteza




---


(*) - Como é óbvio a mediocridade a que me refiro no título não tem nada, nada, nada a ver com a poesia de Rosa Oliveira. A mediocridade a que me referia era à dos medíocres a que ela se refere no poema que escolhi.

---

Soube agora que morreu James Gandolfini, um artista que eu adorava ver nos Sopranos. Fico com pena.

Para além do mais, quando não estava muito gordo, achava-o um homem muito sexy, peito amplo, todo ele sensual, divertido, malicioso, caloroso.

Assim é a vida, por vezes excessivamente breve. Seja como for, deve tê-la usado muito bem. 



James Gandolfini, aqui como Tony Soprano,
fotografado por Annie Leibovitz


*

Isto está outra vez uma coisa de um tamanho impróprio, bem sei que nos blogues não se deve escrever em extensão, textos longos tornam-se maçadores. Mas distraio-me, escrevo de gosto. Vocês desculpem-me, está bem?

Mas, ainda assim, permitam-me que vos convide a virem comigo até ao meu outro blogue, o Ginjal e Lisboa, a love affair. Hoje há uma certa rosa esquerda que salta das mãos de Herberto Helder para se vir acolher no meu ventre. A música é ainda de José Valente.

*

E tenham, meus Caros Leitores, uma bela quinta feira. Aproveitem bem a vida, está bem?

(Uma vez mais rumo a norte e por lá fico para o dia seguinte.
A ver se, à noite, apesar do jantar certamente prolongado e da cabeça certamente em água, ainda consigo vir aqui dar dois dedos de prosa convosco.)

12 comentários:

Anónimo disse...

o rapazito também vai investigar isto - http://expresso.sapo.pt/braga-de-macedo-preside-instituto-que-apoiou-exposicoes-da-filha=f699402#ixzz2WhRlx5N2

jrd disse...

Gostava de perguntar ao garoto, quanto custa um futuro parasita?
Que seca!


Anónimo disse...

"Hugo Soares, deputado do PSD, presidente da JSD, quer saber quanto custam os sindicatos dos professores. Intrigada com a insolência do requerimento fui saber quem é o valentão."

Antes de mais, uma declaração de interesses: Não sou político, nunca fui político, não serei político. Não conheço nem nunca tinha ouvido falar do senhor Hugo Soares.

Mas sei que, se é deputado, tem todo o direito se perguntar o que perguntou. E o governo tem o dever de responder à questão colocada.

Mais: Os contribuintes têm todo o direito de conhecer a resposta.

Anónimo disse...

Os “meninós” perorando. Punha-os a bater brita, no calor da estrada! Ao que chegou a política nos dias de hoje!
Grande actor que nos deixa, Gandolfini. Uma das últimas actuações dele que tive o gosto de ver foi aqui há uns dias na TV, num filme com Robert Redford, em que este desempenhava o papel de general despromovido e na cadeia, e ele era o director desse estabelecimento prisional militar, numa actuação brilhante.
Era um actor magnífico.
Estes meninos já são “actores de picareta-falante”, da treta.
P.Rufino

ERA UMA VEZ disse...

Minha amiga

O Serginho de parvo não tem nada.
Aliás há pelo menos vinte anos que "os Serginhos" deste País perceberam que há dois caminhos muito interessantes para chegar "lÁ CIMA"

1) Dedicar-se ao futebol. Tentar ser bom, se possível, o melhor
2) Fazer parte de uma de duas JOTAS, sabendo que chegará sempre a sua vez, sobretudo se souberem dizer com o queixo o que os líderes gostam de ouvir.

Para a primeira é preciso talento. Para a segunda basta astúcia...
A escolha é deles.

Ambas RESULTAM.

Maria Eduardo disse...

Mas quando é que este farrobadó vai parar? Não haverá um pesticida potente que extermine estas ervas daninhas da nossa quinta? Que praga!...
Obrigada por esta bela crónica, e pela pesquisa que fez para nos dar a conhecer o passado "histórico" deste valentão!
Um beijinho grande e mil vezes obrigada pelo seu trabalho.

Anónimo disse...

Este verme, que além de nutrido tem cara de pimba e de estúpido, não sabe que os sindicatos são custeados pelas quotas dos trabalhadores sindicalizados?
Eu, como contribuinte, estou mais preocupada em quanto custa sustentar estes balofos impreparados que estão a destruir o meu país.
TBM

Anónimo disse...

Parece que custam 6,5 milhões de euros aos contribuintes (o que provavelmente quererá dizer que custam de facto o dobro ou o triplo disso...).
O curriculo do catraio não se distingue do curriculum de qualquer catraio vindo das jotinhas: houve um que tinha como curriculo para fundamentar a sua escolha para administrador, ter organizado a festa da queima das fitas lá da escola e a venda dos barris de cerveja... outro que tinha como curriculum ter organizado a caravana da campanha do partido (do qual agora é secretário geral)... Enfim!... a mediocridade faz o pleno partidário.
AM

Tétisq disse...

Custa-me que tratem uma pessoa da minha idade como um 'catraio'. Ele é um adulto e sabe muito bem o que quer da vida. O que quer é isto! E, é isto porque está rodeado de adultos 'velhos' que se deram bem, fazendo o mesmo... sendo do PSD o pior que lhe pode acontecer é um dia chegar a Primeiro-ministro e desiludir o papá, ( pobre trabalhador liberal)

Anónimo disse...

Adorei é mesmo um garoto convencido ,culpa de quem lhe deus tanta corda ,o PRESIDENTE DO PSD DE BRAGA

Claramente disse...

Apreciei e gostei do comentário, apesar de extenso tem conteúdo, não que traga grande novidade, na medida em que estes são factos sobejamente repetidos para que os estranhemos, assim como o tipinho de gente que os partidos, principalmente os de direita, mas não só, nos obrigam a ter que engolir, já agora um só aparte...poupem o TINO DE RÃS, ele não merece tão humilhante comparação...

José Nogueira disse...

Desculpem a minha franqueza! Mas enquanto li o CV deste laranjinha, só me cheirava mal! Seria por achar que ele não tomava banho todos os dias?