segunda-feira, dezembro 31, 2012

Um feliz Ano Novo! Que 2013 afinal seja o ano de todas as mudanças, de todas as esperanças, de todas as alegrias!


Estes dias têm sido tão sobrecarregados para mim que mal tenho cabeça para pensamentos mais elaborados - o que não quer dizer que, quando tenho mais tempo, os consiga ter...

Seja como for, e antes de me desligar daqui para me ir entregar aos petiscos e aos festejos (porque gosto de receber o Ano Novo com popa e circunstância), faço questão de, aqui, no Um Jeito Manso, formular alguns desejos.

Hoje de tarde fui dar o meu passeio à beira rio. Chovia, estava frio. Pouca gente, quase ninguém. Quem por ali passava, passava quase correndo.

Mal conseguia fotografar mas, ainda assim, captei algumas imagens. Quis mostrar-vos pessoas que, nesta tarde de fim de ano, com frio e chuva, estavam nas paragens de autocarro.

São pessoas que se deslocam de transportes públicos, que esperam ao frio, para quem a vida não é fácil.



Três mulheres juntam-se para se protegerem do frio e da chuva - na tarde de 31 de Dezembro de 2012


Os transportes vão ficar mais caros. A electricidade vai ficar mais cara. A saúde vai ser mais cara. Tudo vai ficar mais caro e a vida vai ficar ainda mais difícil. Estas pessoas para quem a vida é tão difícil não foram responsáveis pela crise, pelos défices, pelo desequilíbrio da balança de pagamentos, pela dívida soberana. Talvez tenham menos informação e sejam mais facilmente manipuláveis e façam escolhas menos boas ao escolherem quem nos tem governado. Mas, até disso, não as poderemos acusar pois quantos de nós, com obrigação para sermos exigentes, não fazemos também más escolhas, não somos permissivos, crédulos para além do razoável?



No último dia de 2012, hoje de tarde, numa paragem de autocarro, junto ao cartaz de os Miseráveis


É a pensar nestas pessoas que repito o que aqui escrevi na madrugada passada: desejo veementemente que este Governo caia. Não é possível termos um primeiro-ministro tão incompetente, tão impreparado, tão desagradável, tão pouco patriota, tão antipático, tão insensível, tão incapaz de alinhar duas frases de seguida, tão descortês. O que Passos Coelho está a fazer a Portugal é uma desgraça, o que está a fazer aos Portugueses é imperdoável.

Desejo, em seguida, que o próximo Governo seja um governo decente, constituído por gente de bem, bem formada, bem educada, preparada, competente, culta, patriota, leal, respeitadora das pessoas.

Desejo também que sintamos, todos, em conjunto, que estamos a construir um País evoluído, um País que acolha os nossos filhos e netos, onde nos sintamos respeitados, livres, cuidados, protegidos, um País que preze a Cultura, que a desenvolva, que aposte na Ciência. Um País feito para as pessoas, um País que respeite os velhos, os doentes, um País solidário para os que mais precisam. Um País feliz.



Plim, plim, a minha fadinha vai voar e lançar grãozinhos transparentes de magia e felicidade para quem olhar para ela
E, como vocês estão a olhar agora para ela, também vão receber esses pozinhos de felicidade e boa sorte


Há pouco o meu marido pendurou esta fadinha no tecto da minha sala. Quando eu abrir a janela, a aragem fá-la-á voar. Os meus meninos pequeninos que já gostam tanto de ver a bailarina que também lá está a rodopiar, vão gostar de a ver. Ao verem uma fadinha voadora sobre eles, vão sentir que tudo é possível, assim o queiramos muito.

Encho, na medida do que posso, a minha vida de magia e alegria. Tento estar bem disposta e que, os que estão comigo, o estejam também. Não gosto de falar de agruras, não sou de azedumes, não sou dada a queixumes, não gosto de conflitos. Gosto muito de me rir, de contar histórias, de inventar brincadeiras, de imaginar fins felizes. Provavelmente tenho um lado infantil muito forte. 

Somos diferentes uns dos outros e, por isso, não fará muito sentido eu desejar a pessoas que são geneticamente sombrias, ou a pessoas que estão doentes ou sozinhas ou infelizes, que se divirtam. Não faz sentido. Mas posso desejar que tentem encontrar o caminho para que a sua vida melhore, que abram as janelas da sua vida para que a boa sorte possa entrar, posso desejar que tenham saúde, que sintam o aconchego do afecto. 

É desejando muito uma coisa, que conseguiremos alcançá-la, é sentindo que há alguém torcendo por isso, que nos sentiremos incentivados a lutar.



Mulher com um gato ao colo e o rio por trás
(sobre uma estante que está por baixo da minha janela)


Eu, pela parte que me toca, e para além do que é mais pessoal e que é escusado ser exposto aqui, espero continuar a ter disponibilidade para continuar a vir aqui escrever, ler os vossos comentários, conversar convosco, e inventar histórias, e partilhar músicas e poemas, e espero continuar a ter a possibilidade e o gosto por fotografar os gatos do Ginjal, os veleiros que passam, brancos e limpos, as gaivotas que soltam gritos no ar enquanto abrem as suas longas asas brancas e voam livres e belas.

E fotografar pessoas. Porque se não gostamos de pessoas, então que pessoas somos nós, não é?

Para todos vós, os que me acompanham, me apoiam, me acarinham, e para os que simplesmente vêm, de vez enquanto, espreitar o que para aqui vou escrevendo, desejo um 2013 cheio de energia (positiva), com ânimo, com prazer, com saúde, com muita sorte, com afecto. Um ano de paz e mudança para melhor.

Gostaria de continuar a desejar-vos tudo de bom porque se há coisa de que gosto é de falar de coisas boas, de sonhos, de esperanças - mas, agora, tenho mesmo que me ir despachar.

No Ginjal também já formulei os meus Votos de um bom 2013. Se vos apetecer dar uma espreitadela, serão lá muito bem vindos.

Um feliz Ano Novo, meus Queridos Amigos!

E que para o ano, daqui por um Ano, aqui estejamos todos, felizes, cheios de esperança.

Para todos vós, um abraço feito de palavras!

17 comentários:

Maria Eduardo disse...

Olá,UJM,
Venho agradecer-lhe toda a magia e alegria que nos proporcionou, ao longo deste ano velho,com as suas belas histórias de encantar,os seus textos, as suas palavras amigas, as suas fotos lindas do seu "in heaven", das gaivotas, dos seres humanos que fotografou e que partilhou connosco.
Também venho desejar-lhe um ANO NOVO com muita saúde, paz,energia e criatividade para nos continuar a presentear e contagear com a sua alegria de viver, de sonhar e de encantar!...
Obrigada UJM pela partilha e um beijinho.
maria eduardo

Isabel disse...

Lindo texto!
Que as coisas boas aconteçam em 2013! Que as pessoas possam ser felizes!
Um beijinho e Feliz Ano Novo

JOAQUIM CASTILHO disse...

Olá UJM,

Ao reencontrar as pessoas que ontem tão bem fotografou (belíssimas fotos!), à chuva aguardando o transporte que possivelmente terão dificuldade acrescida em pagar, conforte-as com as palavras de esperança que o reputado, douto e palavroso economista Luis Campos e Cunha, o tal que fugiu do Governo Sócrates, confiou ao jornal “i” de hoje:
““Temos um ano de 2013 ainda muito difícil e as pessoas vão aperceber-se disso logo nos primeiros meses. Penso que temos de cerrar os dentes e aguentar este barco mais dez meses [altura em que Portugal deverá regressar aos mercados de dívida], esperando que nessa altura, um pouco à boleia do que se passar na Europa, consigamos ganhar a confiança dos nossos credores e dos investidores internacionais e nesse sentido a economia poder começar a ter investimento. Neste momento as exportações têm-se comportado muito bem, mas falta o segundo passo, que é o investimento. Só assim haverá mais crescimento e emprego e para isso já vamos ter de esperar por 2014.”
Verá como os seus interlocutores, sobretudo se estiverem desempregados, como quase um milhão de portugueses, irão ficar felizes e,cerrando mos dentes, vão esperar por 2014 com alegria!!

Agora eu, de uma forma egoísta e interesseira, faço votos para que a UJM nos continue a brindar com os seus luminosos textos e belas fotos e que a alegria que os enche e as análises certeiras que os acompanham nos ajudem a conseguir inverter o caminho para o abismo da “ confiança dos nossos credores e investidores” e especuladores acrescento eu!

Mesmo assim os votos de UM BOM ANO NOVO (em que não acredito)

Alice Alfazema disse...

Bom dia, UJM! :)

Que linda fadinha!

Venho desejar-lhe um excelente 2013!

Um abraço.

Anónimo disse...

Cara UJM:
Fiquei fascinada com a sua “fadinha da felicidade e boa sorte” imagino os seus pequeninos! Muito obrigada pelos pozinhos…. Já me sinto atingida! Muito obrigada pelas palavras, pelas fotos, pelas músicas, sempre certas, sempre autênticas, sempre oportunas.
Apesar de todos dizerem que o novo ano trará mais austeridade, mais desigualdade, mais sacrifícios. Quero acreditar que o milagre da renovação acontecerá. Quero acreditar que iremos ser capazes de gerir os adversos e menos bons momentos e encontrar a fórmula para ultrapassar as adversidades.
Bom ano 2013 e tenha dias felizes!
Abraço amigo da Leanor

Olinda Melo disse...


Olá, UJM

Cheguei e acho que ainda venho a tempo...Não queria deixar passar este dia, embora todos os dias sejam dias para desejar todo o bem do mundo, muita saúde e muita alegria. É o que lhe desejo, que conserve essa sua maneira de ser, tão linda, tão espontânea, tão alegre.

O seu texto diz tudo o que nos vai na alma. Os enfeites, o falar dos seus pequeninos, das suas coisas, daquilo que deseja para este ano, aquece-nos o coração.

Desejo-lhe um Feliz Ano de 2013 com tudo de bom para si e para a sua família.

Beijinhos

Olinda

Anónimo disse...

Jeitinho amiga,
que a fada lance sobre todos nós pó de pirilipipim para que possamos sonhar, ter esperança e muito amor.
Obrigada pelo blog, que continue por muitos anos.
BOM 2013 para si, para a familia e para todos os leitores deste blog inspirado e inspirador.
Beijinhos Ana

MCP disse...

Olá UJM,
Não queria deixar passar este 1º dia do ano sem lhe agradecer o maravilhoso texto que nos dedicou, com todo o Amor que enche o seu coração.
Obrigada pelos pózinhos de felicidade da sua fadinha, acho que eles vão inundar um pouco a minha vida.
Feliz 2013, com muita saúde,paz e a sua sempre contagiante alegria de viver.
Um Grande Abraço.
MCP


Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Eduardo,

Fico feliz ao ler as palavras que escreveu. Muito obrigada. É que eu é que tenho que agradecer. Ponho-me para aqui a escrever e a mostrar fotografias e tudo o que para aqui ponho e tenho a vossa companhia, e mais do que isso, tenho a vossa simpatia.

O que desejo é que o que quer que seja que aconteça este ano não nos tire a vontade de por aqui continuar, alegres, disponíveis, amigos.

Feliz 2013, uma vez mais!

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Muito obrigada. A sua presença e as suas palavras foram para mim muito agradáveis e importantes ao longo do ano que passou.

Um maravilhoso 2013 para si também!

Um Jeito Manso disse...

Olá Joaquim,

Se ao menos os mercados agasalhassem as pessoas que estão ao frio, ao vento, à chuva, à espera de um autocarro. Se ao menos os mercados arranjassem trabalho aos desempregados. Se tirassem a fome às crianças que vão para a escola sem comer.

Por isso, os mercados, que foi quem - em grande parte - tramou todo o mundo ocidental que vão dar uma grande curva ou, então, que não chateiem. E os seus emissários que vão pastar caracóis.

Mas, porque não quero começar o ano a ser rezingona, fico-me por aqui.

Desejo-lhe é um belo ano, com belas viagens, belas reportagens, belas fotografias, belos posts.

Feliz 2013!

Um Jeito Manso disse...

Olá Alice,

Prlim-pim-pim,
pózinhos de boa sorte
para as meninas rodeadas de alfazema
e assim.

Um feliz 2013 Alice num campo de flores com crianças!

Um Jeito Manso disse...

Olá Leanor dos dias felizes,

Os meus meninos adoraram a minha fadinha. No entanto, a minha princesinha diz que gosta mais da bailarina que anda à volta com os bracinhos no ar. Os rapazes, claro, traquinas, queriam mexer-lhe e já se preparavam para escalar a mesa para ver se lá chegavam para porem a fadinha a voar.

Tive o melhor dia de ano Novo, com algazarra, risos, traquinices, conversa, comes e bebes, carinhos. e isso adoça (ainda mais) o meu coração.

Estou com vontade de comentar o que disse o cavaco mas acho que não vou começar o ano a falar de tal coisa, só me apetece falar de coisas boas.

Obrigada por tudo, Leanor. Os seus comentários sempre foram um estímulo muito importante para mim.

feliz Ano Novo e dias felizes também para si!

Um Jeito Manso disse...

Olá Olinda,

Só posso agradecer-lhe. A maneira como escreve, sempre tão afável, é uma constante. Quer quando me escreve quer quando escreve o seu Xaile de Seda o que se sente é, a par da oportunidade, uma grande vontade de desenhar pontes, de desvendar palavras, de chegar aos outros.

Muito obrigada por isso.

Um feliz Ano Novo, também para si, Olinda!

Um Jeito Manso disse...

Olá Ana,

Muito obrigada pelas suas palavras sempre tão agradáveis. Gosto muito de ler as suas opiniões, directas, sinceras.

E amanhã a ver se não vem aqui rabujar comigo... Estou com vontade de mudar mas até estou receosa da sua opinião...:) (estou a brincar)

Um feliz 2013!

Um Jeito Manso disse...

Olá MCP,

É com amizade que agradeço a sua disponibilidade para me ler e para me escrever. Gosto muito da sua companhia.

Muito obrigada por tudo.

Um feliz 2013, MCP!

jrd disse...

Também tive uma quadra cinzenta, mas só na cor dos dias, porque nas vivências partilhadas há muito que não via tanta luminosidade interior.
E lembrei-me de Portugal, a minha "terra", que estava longe.
Também eu espero e desejo que o governo caia para que o país se possa levantar.
Tudo de bom para si e os seus.
Um grande abraço