segunda-feira, dezembro 31, 2012

Respondendo a pedidos nesse sentido, a empresa de restauro e arranjos diversos que tratou (bem) da minha casa: Fit UP construções - Email: geral@fitup.pt Telefone: 918706420 / A seguir: as espalhafatosas decorações de natal no Palácio de Belém / E, numa rapidinha, um breve balanço de 2012 e uns fugazes votos para 2013. A ver se amanhã consigo aqui voltar para detalhar melhor


A pedido de várias famílias, não me custa nada divulgar a empresa que fez aqui na minha casa de tudo um pouco ('já agora' mais isto, e 'já agora' mais aquilo, sabem como é, e o meu marido, para eu não o maçar nos próximos tempos, até incentivou, 'tu vê bem tudo o que queres para depois não vires dizer que faltou isto ou aquilo').

É a Fit UP, uma empresa de gente jovem mas, do que me pareceu, técnicos bastante competentes e com muita vontade de deixar os clientes satisfeitos - e isso é o que importa.

Vejo no site deles, na página dos contactos que, para além do telefone ( 918706420 ) também se poderá:

Para pedidos de orçamento gratuito, incluindo deslocação ao local, envie-nos um email para orcamentos@fitup.pt, com morada, contacto telefónico e descrição da obra ou preencha o formulário.

Se 'faço propaganda' ao IKEA ou à Fnac ou a empresas que nem portuguesas são, porque não haveria de divulgar uma empresa portuguesa de gente esforçada e competente, não é?

*

São 2 e tal da manhã, tive um dia do mais cansativo que há e nem consegui pegar no Expresso. Daqui a nada, quando lhe pegar, já vai saber a comida requentada. Detesto isto. Entre ontem e hoje não ouvi notícias, não sei se o mundo ainda está no mesmo sítio, se o amigo Pedro já escreveu mais algum suculento naco de prosa no facebook, se Cavaco já fez ou disse mais uma das suas gracinhas, se o Marcelo hoje , com a Judite, previu alguma coisa que se aproveite. Não sei nada.

A propósito do Cavaco. Vi no supermercado uma revista que tinha a Drª Maria Cavaca a mostrar os arranjos de Natal no Palácio de Belém e nem sei o que me parecia aquilo. Uma coisa tão excessiva, ramos, paus, bolas, couves, abóboras, muitas cores, uma profusão de tudo, quase uma violência. É que aquilo nem tem nada a ver com o estilo que presidência que praticam, isto é, não se identifica com o cinzentismo da actuação cavaquista. Mas até percebo que quisessem contrabalançar o mutismo dele com algum ruído, para disfarçar. Só que aquela decoração não é um mero ruído, aquilo é uma barafunda. Sei que é louça portuguesa mas, credo, tinha que ser tudo tão variado, cada peça de sua cor? Ou, então, não é disso e é dela também estar toda vestida de fúcsia, de alto a baixo, e posta ali ao lado daqueles arranjos todos. 

A D. Maria Cavaca ainda não ouviu dizer que 'menos é mais' e, por isso, a decoração e ela própria pecam pelo excesso. É o oposto do marido que, na sua actuação presidencial , está a fazer uma leitura muito literal desta expressão. Faz e diz cada vez menos, uma coisa a tender para zero.

Eu, a nível de gosto, na decoração, cada vez tenho um gosto mais minimalista. Pouca coisa, simplicidade. Coisas bonitas, com significado, mas pouca coisa. A minha toalha de Natal foi uma que tenho, grande, cor de marfim com uns desenhos subtis em dourado e uma barrra larga em dourado. Mas um dourado suave, nada ostensivo. E ao meio tinha um castiçal enfeitado com azevinho. Mais nada. Ou melhor, por cima do espelho que está por cima do aparador, tinha umas luzinhas amarelas a piscar mas isso foi pelos pequeninos, para dar um ambiente mais festivo e porque lhes disse que tinha posto luzinhas para o Pai Natal não se enganar na casa, para vir cá de certeza. Agora alguma vez eu punha uma mesa com pratos verdes e encarnados, copos às cores, arranjos de mesa com pinhas douradas aos cachos e, de lado, grandes arranjos florais com paus de todo o tamanho e feitio e, para compor o ramalhete, vestir-me de alto a baixo, toda de em bordeaux com um casaco também aos riscos...? Acho que isso tirava logo o apetite a toda a gente. Mas, enfim, gostos não se discutem, não é verdade?

*

Teria sido de bom tom fazer um balanço de 2012 e previsões para 2013. Mas não consigo, estes dias têm sido cansativos. A ver se amanhã consigo dar um ar da minha graça, antes de começar a festejar a mudança de ano.

Mas, para o caso de não o conseguir, digo desde já que acho que 2012 foi, para Portugal, uma lástima de ano. Politicamente um desastre, económica e financeiramente outro desastre. O Governo não presta, a Oposição é titubeante e pouco convincente, o Presidente da República parece que mumificou e os Deputados acham que devem lealdade apenas ao partido a que pertencem e não aos eleitores que os elegeram. No meio desta desgraceira valha a população, que resiste estóica e solidariamente, e valha o país, que é lindo.

Pessoalmente, perdi um familiar muito querido, partiu cedo demais. Depois fui submetida a uma dupla intervenção cirúrgica, nada de transcendente mas, ainda assim, um bocado incapacitante, que preferia não ter feito e da qual ainda não estou totalmente recuperada. 

Mas foi também o ano em que nasceu o meu quarto neto. Têm nascido de seguida e nada me dá mais alegria do que ver os meus filhos felizes e realizados como pessoas, como pais e como profissionais. Que em pouco tempo já tenham feito nascer quatro crianças é uma bênção sem igual e isso compensa tudo.

Agora uns breves votos.

Para 2013 o que desejo é que o Governo caia, que o que se siga não seja pior (e não se riam porque tem sido isso que tem vindo a acontecer nos últimos tempos), que voltemos a acreditar que vale a pena viver agora, aqui, em Portugal. E desejo saúde, sorte, energia e alegria para todos. E, não menos importante, desejo que haja amor na vossa vida.

Mas vou tentar aqui voltar à tarde para escrever mais um pouco.

*

E, por agora, nada mais. Se não nos 'virmos' antes do final do ano, o que desejo é que entrem bem e que bem permaneçam durante todo o ano. Que sejam felizes é o que vos desejo, meus queridos Leitores!


8 comentários:

A Matéria dos Livros disse...

Passei só para desejar um Bom Ano Novo.

Um beijinho

Traçados sobre nós disse...

Cara UJM:

Um Bom Ano!

J. Rodrigues Dias

Um Jeito Manso disse...

Olá Leitora de A Matéria dos Livros,

Muito obrigada. Um belo 2013 também para si, com saúde e surpresas muito boas!

um beijinho!

Um Jeito Manso disse...

Olá Caro J. Rodrigues Dias,

Quem sabe o 2013 não nos reserva boas surpresas? Eu aposto nisso...

Saúde e sorte e tudo de bom para si e para os seus descendentes e para toda a sua família.

Um abraço.

patricio branco disse...

bom ano para si Um Geito Manso e, já agora, digo-lhe que tambem desejo que o governo caia, partilho. abraço, p b

Maria disse...

Amiga:
Não quis deixar acabar o Ano, sem lhe enviar um beijinho. Desejo-lhe um Ano com saúde, amor e muita vontade de escrever.
Até para o Ano
Mary

Um Jeito Manso disse...

Olá Caro Patrício Branco,

Espero que, com a nossa vontade colectiva, consigamos correr com quem não tem competência, qualificações, sensibilidade e bom senso para estar no lugar que está.

E espero que continuemos por aqui, com saúde e vontade de trocarmos conhecimentos e opiniões: será sinal que temos saúde e boa disposição.

Um abraço! Feliz 2013!

Um Jeito Manso disse...

Olá, minha Amiga Mary,

Gostei muito de agora ver as suas palavras tão queridas. Muito obrigada. A sua presença e as suas palavras são sempre uma companhia que muito prezo.

Para si, Mary, desejo que a vida lhe seja mais generosa, e que tenha saúde, e que haja reencontros e abraços, e que os seus meninos estejam junto de si e do seu marido, que possam sentir, de novo, o calor e o aconchego da companhia e da afabilidade terna e presente.

Tudo de bom para vocês Mary!

E que 2013 seja tão bom que a Mary volte a sentir a energia e a alegria que a tragam, de volta, com as suas palavras directas e bem dispostas de que tenho tantas saudades.

Um grande abraço, Mary!