domingo, dezembro 30, 2012

Obras acabadas, limpezas feitas, livros quase arrumados (... nas célebres estantes do Ikea... - eu devia era ter sociedade no Ikea, isso é que era)


São quase duas da manhã e só há pouco me consegui sentar. As obras acabaram um pouco antes da hora do almoço e, desde então, não fiz outra coisa senão limpar o pó e arrumar, enquanto o meu marido aspirava e lavava o chão e o meu filho, a minha nora e a minha neta montavam as estantes.

A minha menininha mais linda é uma criança que nasceu e tem crescido não apenas com o iPad - que maneja na perfeição, seleccionando os jogos com que brinca com uma destreza surpreendente - como a ver montar móveis Ikea pelo que, mal aparece móvel novo, gosta imenso de participar. É ela que coloca aqueles pauzinhos de madeira que encaixam de um lado e de outro (devem ter um nome mas agora não me ocorre) e que coloca aquelas pecinhas sobre as quais assentam as prateleiras.



A minha menininha linda analisando as prateleiras
e um saquinho de pecinhas
de modo a ver qual o próximo passo no processo construtivo


Já tenho tudo bonitinho, arranjadinho. A empresa que tratou das obras é impecável, tudo perfeito, versáteis, em bom preço. Montaram candeeiros, penduraram cortinados, mudaram o sítio de interruptores, puseram-me mais tomadas, arranjaram uns canos debaixo do lava-louça, etc, etc, para além, claro, das obras mais pesadas como as paredes falsas. Até estou com vontade de divulgar o nome da empresa para o caso de precisarem de arranjos deste género, mas agora já é tão tarde que não me apetece ir à procura do site deles.

Mas, apesar de eles terem coberto tudo, a verdade é que um pó fininho se infiltrou e tudo estava coberto de uma camada que não saía. Limpei e voltou a aparecer, limpei e voltou a aparecer. Só depois de algumas passagens sincronizadas entre limpar o pó, aspirar e lavar o chão, é que a coisa se conseguiu debelar. Mas agora acho que já está tudo quase em condições.

Uma vez as estantes montadas, uma alta com portas de vidro e uma baixa, aberta, o meu filho queria pegar nos livros e pô-los nas prateleiras mas, como é óbvio, impedi-o disso. Arrumar livros é coisa que não delego. Impossível.

De cada vez que aparece estante nova, é necessário fazer uma reestruturação da distribuição dos livros.

Resolvi que a estante alta seria para prosa (ficção) portuguesa.  



Estante Billy do Ikea em preto/castanho com portas de vidro
(cerca de 110 €).
O espaço grande sem livros a meio é para acomodar
a obra completa de Fernando Namora e  Ferreira de Castro
 que ainda não tinha trazido de outra estante
[E só agora que estou a escrever isto é que vejo que já fiz asneira
pois faltam também  os livros de Agustina Bessa-Luís e os de Aquilino Ribeiro,
e os do Abelaira e os dos José Rodrigues Miguéis e os do Alves Redol.... Ai...
amanhã já vou ter que  mudar isto tudo...]



Nesta parede estava antes uma estante baixinha que agora foi para o hall. Estou a deixar as prateleiras folgadas pois arrumo os livros por ordem alfabética e quero deixar espaço para novos.

Além disso, só estou a arrumar nos sítios definitivos os que já estão introduzidos na base de dados.

Mas, nesta estante, não cabe lá toda a ficção portuguesa.

Por isso, a partir da Maria Gabriela Llansol, inclusive, estão numa outra estante, uma estante baixa que está sob a janela.



(Aparece em grande plano o Rio das Flores de Miguel Sousa Tavares que não li)
Coloquei na última divisória alguns números da Ler e um do Colóquio Letras mas não é aqui o lugar deles,
estavam aqui (na altura em que fotografei) apenas para não estarem no meio da confusão



Agora tenho duas estantes apenas para os livros que ainda não estão na base de dados pois, o que me estava a acontecer é que estes andavam em montinhos em cima da mesa, outros nas cadeiras, outros junto aos sofás, enfim, tresmalhados. Não os arrumo nos locais definitivos enquanto não estão registados senão perco-lhes o rasto.



Estante onde são agora guardados os livros não registados de autores portugueses
Existe outra, maior, para os de outras nacionalidades


No meio da confusão aparecem livros já registados e que saíram do sítio não voltando a ser repostos e que, agora, me apareceram misturados com os não registados e não lidos, provocando rearrumações nos livros arrumados.



E que pesados que são, horas nisto, separar por português, não português,
registado, não registado,  prosa, poesia, arte, economia, história, etc, etc,
depois, os registados, por ordem alfabética. 


Mas depois há os que nem sei bem onde guardar ou os que, já estava tão cansada de andar a apanhar livros, carregar com eles, arrumá-los, que foram ficando para o fim.



Custa esfolar o rabo... Já não aguentava mais.
Amanhã logo penso melhor onde hei-de colocar alguns.
Os de fotografia também já não cabem na estante que lhes estava destinada,
também terei que reestruturar  esse sector

(A carpete de Arraiolos é uma que já aqui mostrei antes,
uma que fiz numa altura em que não ocupava as minhas noites com isto dos blogues)


Estava mais ou menos assim quando parei por hoje para vir aqui dar notícias. Agora, ao escrever isto, vejo que já são 2:30 h da manhã. Perdi tempo também a passar as fotografias para o computador, a escolhê-las. 

Estava a pensar que ainda ia conseguir responder aos comentários de ontem, relativos ao tema da solidão, comentários muito interessantes, experiências de vida, apontamentos muito pessoais. Gostava muito de trocar opiniões convosco, tinha coisas a dizer. Mas não aguento mais o sono. E amanhã tenho que arrumar o resto para a sala ficar transitável. E tenho que ir fazer compras e várias outras coisas - e a ver se consigo ler o Expresso que hoje nem consegui deitar-lhe o olho e eu preciso de ler o Expresso ao fim de semana senão é como se nem fosse fim de semana. Preciso de saber o que dizem e pensam pessoas cuja opinião prezo (mesmo que possa não concordar) e gosto de ler o suplemento Actual  e a Revista. 

Mas, apesar de cansada e ensonada, sabe-me bem estar aqui no meu cantinho. Na televisão passa um programa em que o António José Teixeira entrevista a Irene Flunser Pimentel, a Elvira Fortunato e um senhor de um banco e a opinião é quase unânime: este país está ser mal governado. São visões diferentes mas complementares. A Irene Pimentel está revoltadíssima com este governo, estou a ouvi-la agora e concordo com ela.

Já agora, antes de me ir deitar,  mostro-vos o meu canto.



A mesinha onde escrevo está à esquerda da fotografia
Nas minhas costas tenho a estante com os livros de poesia portuguesa.

Ao meu lado está uma estante com livros de história, história de arte, o dicionário  Houiass
(e provisoriamente um grupo de livros de poesia ainda não registados)
Em cima desta estante, poderão ver ainda o pano do pó.
 Mais à direita, ao alto, uma estante muito alta e estreita onde estão os policiais
Na altura tinha enfiado uma jarrinha na prateleira de baixo
porque o sítio dela estava ocupado com montinhos de livros


E agora vou deixar-vos em paz que já devem estar mais que fartos de tanta conversa sobre livros. E não vou reler o que escrevi pelo que, se as vírgulas estiverem despassaradas e as letras alvoreadas, trocadas ou agarradas a quem não devem, já sabem: não façam caso, sou eu já mais para lá do que para cá.


*

Tenham, meus Caros Amigos, um belo domingo!

E, de novo, peço mil desculpas aos Leitores com quem me apetecia tanto ir dar dois dedos de conversa nos comentários... Não me levem a mal mas não consigo mesmo.

14 comentários:

Isabel disse...

Ainda bem que já tem tudo acabado!
É uma dor de cabeça, estas coisas.

Se aqui houvesse Ikea, ía já a correr comprar uma estante das de portas de vidro. Gostei dela. Achei-a jeitosa e por bom preço. E faz-me tanta falta! Uma não me chegaria, mas ajudava.

Gostei do seu cantinho. É simpático.
Enfim, bom retorno ao sossego!
Um beijinho

ERA UMA VEZ disse...

Bem...estou a ver que não fica um espaçozinho para o "meu"...

Anónimo disse...

Cara UJM:
Ufa!... terminou a confusão! Com uma ajudante tão versada em novas tecnologias e técnicas … foi fácil!
Obras terminadas, estantes armadas, livros acomodados, casa renovada para receber o ANO BOM.
A minha esperança espera que sim, que seja, para todos, um ano com muita coragem e saúde. Que o otimismo, a alegria e a generosidade nos acompanhem todos os dias.
Tenha dias felizes!
Abraço amigo da
Leanor

GL disse...

E vou de espanto em espanto.
Primeiro: como é que é possível fazer obras dessa dimensão em tão pouco tempo?
Depois? Bem, depois, as suas estantes causaram-me uma certa invejinha. Que bonitas e bem organizadas estão!

De seguida? De seguida corei de vergonha. Acredita que ando há imenso tempo a pensar catalogar, - ainda que de forma simplificada - e criar uma base de dados por forma a localizar rapidamente os meus livros, e...? E, nada!
Este é um dos projectos para o próximo ano. Será que o vou concretizar?
É caso para dizer: "casa de ferreiro espeto de pau".

A sua menina linda, ou muito me engano ou vai optar pela arquitectura. Com esse treino!...

Beijinho

P.S. Ah, gostei muito do seu cantinho. Posso sentar-me?!

JOAQUIM CASTILHO (QUIM) disse...

Gostei muito de ver o cantinho onde nascem os seus textos! Obrigado.

um abraço

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara UJM
Pois eu estou a preparar-me para obras e vou pedir orçamentos.
Não quer dar uma ajudita com o contacto desses amigos?
Sou de boas contas e não começo nada para que não tenha feito a devida provisão!
Ficava grata!
:-))

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Nem queira saber o que tem sido. É que nem foram as obras em si, foi mais a reviravolta que resolvi dar nos meus livros. Acho que agora está tudo com uma sequência lógica e com espaço para acolher novos sem ter que voltar a reformular isto tão cedo.

E hoje tive um dia daqueles que nem lhe digo nada. Cheguei a casa já passava das 10 da noite. Tive que ir ao supermercado para preparar a ceia e para o almoço de ano novo também cá em casa. E com o que hoje tive que fazer só fui ara o supermercado já tarde e más horas. Como de costume estou a pegar nisto quase às 2 e perdida de sono. Que dia, credo.

Meti 3 dias de férias e estou estafada e amanhã tenho que me levantar outra vez cedíssimo.

Um beijinho, Isabel.

Um Jeito Manso disse...

Olá Erinha,

Ora essa... Para o seu abro alas! Se necessário for arranjo uma estante só para o seu. Que não seja por isso... E quando é que temos lançamento? É que nem que tenha que vir de avião de onde estiver, lá estarei.

Um beijinho.

Um Jeito Manso disse...

Olá Leanor,

Já tinha saudades dessa saudação dos dias felizes.

Como poderá ler acima, hoje o dia foi do piorio, compromissos, afazeres, compras, e quando cheguei, depois de jantar uma coisa à pressa, ainda estive a fazer as arrumações finais.

E para que o dia fosse mesmo do piorio só faltava mesmo acontecer-me o que me aconteceu: perdi o telemóvel. Fotografias, mensagens, correio, tudo, tudo lá. E agora estou incomunicável. Coisa chata. Nunca me tinha acontecido isto.

Enfim. Pode ser que seja uma forma de tudo o que havia de mau me acontecer este ano. Pode ser que, daqui para a frente, seja tudo bom.

Dias felizes também para si, Leanor.

Um Jeito Manso disse...

Olá GL,

O meu cantinho é mesmo agradável, sim. A sala fica toda às escuras e só está um candeeirinho aqui nesta mesinha e, então, fica uma sensação muito agradável. Geralmente também tenho a televisão acesa mas nem sempre lhe presto atenção, como é agora o caso.

O sono com que estou não e permite estar com atenção a duas coisas ao mesmo tempo.

Quanto ao resto: nisto dos livros tento ser organizada e gosto de pensar que a organização que lhes dou tem uma lógica. Geralmente é fácil dar com eles. O drama são sempre os que ainda não estão registados e que, por isso, ficam 'ao monte' até serem registados e, então depois, arrumados no devido sítio.

Quem os regista é o meu marido mas, de vez em quando, dá-lhe a preguiça e eles acumulam-se.

Quanto às obras estou contente com estes que aqui vieram, são focados, organizados, e fizeram muito em pouco tempo. E eu aproveitei para pedir que me fizessem aquelas coisecas que vão andando até que alguém se encarregue delas.

Quanto à minha bonequinha tem um jeito...! Mas também gosta muito de livros, de puzzles e de varrer e brincar às comidinhas, e dar papinha às bonecas, muito maternal, é toda muito feminina. Uma querida que me encanta. O oposto dos primos, uns traquinas endiabrados (... que também me encantam...)

Um abraço, GL!

Um Jeito Manso disse...

Olá Quim,

Aqui no meu cantinho tenho também, por baixo da mesinha, uma daquelas coisas para pôr os pés, daquelas que têm uns rolos que dão massagens. E à minha esquerda tenho a aparelhagem para poder ouvir música. E se me puser de lado vejo o rio, é muito bonito.

Anseio sempre por chegar aqui e estar sossegada a escrever, neste cantinho, tão acolhedor, em que estou rodeada de livros.

Um abraço, Quim!

Um Jeito Manso disse...

Olá Helena,

Acho até que vou fazer um post com o contacto deles pois recebi alguns mails a pedir-me essa informação.

É a empresa Fit UP. Os contactos são:

Email:
geral@fitup.pt

Telefone:
918706420

Vi agora no site que pode também preencher um formulário aqui:

http://www.fitup.pt/contactos/

Eu gostei muito deles, são muito flexíveis, muito compreensivos, ficou tudo muito perfeito. Espero que tenha sorte também nas suas obras. É uma maçada enquanto duram mas, se correm bem, depois fica tudo que é um miminho.

Um abraço, Helena, 'e se não nos falarmos antes' desejo-lhe um feliz 2013.



Helena Sacadura Cabral disse...

Obrigada Jeitinho
Que possamos dizer daqui a um ano que foi menos mau do que esperávamos...mas, ou eu não sou economista, ou nos vamos desejar "boas saídas"!

Um Jeito Manso disse...

Olá Helena,

Obrigada eu. E vai ver que 2013 ainda nos vai surpreender com bons momentos de humor, de boas surpresas, inesperadas alegrias. Saúde, sorte e tudo de bom para si e para os que lhe são mais queridos.

Feliz Ano Novo!