segunda-feira, julho 09, 2012

Ligeiríssima análise ao desempenho individual de cada um dos ministros de Governo de Pedro Passos Coelho




Miguel Relvas, o Número 2 do Governo - Um ministro que já era
Começa a ser penoso ver o ridículo em que caíu.
A bem de um mínimo de dignidade institucional, devia sair pelo próprio pé
pois não é bonito vê-lo sistematicamente de gatas.

A este propósito, aconselho o extraordinário vídeo o divulgado por João José Cardoso no Aventar





Álvaro Santos Pereira, o Coiso: no 'Eixo do Mal' chamaram-lhe 'ministro disfuncional'.
Eu diria que é um ministro que, pura e simplesmente, não funciona.
Tudo o que diz é deslocado. Ainda deve estar com o jet leg.
Não faz nada e quando abre a boca, armado em leão, é para se afundar ainda mais.




Vítor Gaspar: o colossal flop. As expectativas em relação a ele têm vindo a ser
sistematicamente reduzidas. Não acerta uma. Não percebe o mundo real.
Não percebe a interacção entre as finanças e a economia. Tem feito tudo ao contrário.
As suas teorias têm demonstrado ser um fiasco para mal dos portugueses.




Paula Teixeira da Cruz: uma coisa é ser comentadora da SIC, outra é ser ministra.
Que fazia e acontecia e, afinal, nada. Arranja inimigos com o seu mau feitiozinho
com a sua falta de tento e a sua falta de sentido prático e de gestão.
A Justiça era uma das áreas prioritárias e, de jeito, ainda nada se viu. Uma decepção.




Paulo Macedo: a Saúde vai-se degradando e as pessoas, desde os agentes  da Saúde
 (médicos, enfermeiros, etc) até aos doentes, são tratados abaixo de cão.
Além disso, debaixo de pressão revela não estar à altura das circunstâncias.
Não percebeu que com a saúde e com a dignidade das pessoas não se brinca




Nuno Crato: um performer que, de facto, nas funções que exerce,  é um zero à esquerda.
Sorri muito, faz-se de simpático e, enquanto isso, vai tentando instituir
um ensino à imagem de uma ideia  retrógrada, muito sua, muito saudosista.
E, infelizmente, a imagem do ensino em Portugal vai continuando a degradar-se.




Assunção Cristas: uma rapariga simpática, esforçada, que foi atirada aos bichos sem saber ao que ia
Se o ministério não fosse um mastodonte ingerível, talvez conseguisse fazer um lugar razoável
Assim, coitada, inexperiente, aí anda de feira em feira, tentando perceber a quantas anda.
Foi maldade colocá-la ali.



Passos Coelho: impreparado, dogmático, inflexível, pouco dotado
(pelo menos para as funções que desempenha)
Mal tomou posse, deu o dito por não dito. Tudo o que faz é em detrimento do País e dos Portugueses.
O mal que está a fazer é tão profundo que corre o risco de ser irreversível.
As últimas reacções mostram-no ainda mais inábil, incapaz de agir racionalmente.
Não sei se teremos que aturá-lo por muito tempo. É cá um feeling. Tomara.




Para Paulo Portas, até aqui doentiamente leal a Passos Coelho, está na hora de ser leal a si próprio,
ao seu partido e ao País. O homem que em tempos arrasou o cavaquismo,
não pode estar de consciência  tranquila estando num governo que faz o contrário daquilo
que advogou a vida inteira, nem conotado com gente do calibre de alguns dos acima referidos.
Talvez seja às suas mãos que Passos Coelho vai cair.



PS: Eu sei que há mais ministros mas são irrelevantes ou têm tido desempenho irrelevante. Exceptuo António Borges, um dos mais poderosos e inimputáveis ministros deste Governo, mas não me apetece falar dessa pessoa.

**

Gostaria ainda de vos convidar a fazer-me uma visita na minha outra casa, o Ginjal e Lisboa a love affair. Lá as minhas palavras olham a natureza branca tal como a refere o poema de Armando Silva Carvalho. E inicia-se a semana dedicada a Antonio Salieri, que não foi tão mal amado quanto Forman o pintou.

**

E tenham, meus Caros Leitores, uma boa semana, a começar já por esta segunda feira, com muita saúde e alegria.
Divirtam-se porque tristezas não pagam dívidas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Excelente análise!
E o video do rapaz Relvas é de ir ás lágrimas. E na verdade ele estava a falar de quem e de que governo?
Na aldeia onte estive recentemente, ali no sopé da Serra da Estrela, dizia-me um aldeão, em jeito de comentário/desabafo sobre a presente situação em que este governo nos colocou: “se esta gente, algum dia tivesse de trabalhar e de ver como é na realidade a vida!”. Ora nem mais!
São futuros “ex-ministros”, como aquele documentário da SIC.
Quanto a Portas, se sair antes de 2015, o que pode até vir a suceder, será para salvar a sua pele política e do seu Partido/CDS. Tão só. Aqueles 11% são para manter e não para desperdiçar com estes maraus.
P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Olá P. Rufino,

Tem razão. Aquele filme com o Relvas até parece forjado, de tal forma é escabrosa a distância entre o que dizia há pouco mais de um ano, na oposição, e o que têm feito agora. A gente ouve e só apetece dizer: 'Que lata...!'.

E vejo os secretários de estado (e escrevo em minúsculas de propósito) e há uma gaiatagem que nunca se viram em lado nenhum, vieram directamente da jota, sem saber nada de coisa nenhuma. Que coisa esta!

Quanto ao Portas, eu não sei o que faria ele se rebentasse com a coligação, provavelmente tentava juntar-se ao PS. O que não estou a ver é como é que, com tanto baixo nível, ele se vai aguentar muito mais tempo alinhado com aquilo.

Seja como for, estamos bem entregues, estamos...!

Saudações cordiais, P. Rufino!

Isabel disse...

Adorei ler.
Não comento porque não sei comentar.
O ministro da educação, em quem depositava algumas esperanças, desiludiu-me.
Enfim,vamos continuar a ver.
Um beijinho

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Acho graça à sua quase desarmante franqueza. É uma qualidade rara e preciosa.

O Nuno Crato também me desiludiu. Tinha-o em conta de pessoa inteligente. Mas a inteligência, nestes cargos, não chega. Ele é um 'charmeur', um sedutor, tenta cativar com falinhas mansas e sorrisos mas, infelizmente, isso não é nada.

Um beijinho, Isabel!

Alice Alfazema disse...

Olá, UJM!
Passei simplesmente para lhe dar um abraço,desejo-lhe umas rápidas melhoras(deixei-lhe umas flores do campo lá no meu blog).
Beijinhos

Um Jeito Manso disse...

Olá Alice rodeada de Alfazema,

Já lá fui e fiquei de lagriminha no canto do olho. Que gesto tão tocante o seu. Muito obrigada.

(Ou serei eu que estou uma 'maricas', aqui fechada em casa, depois disto tudo...?)

Seja como for: agradeço-lhe imenso, mesmo.

Um beijinho, Alice!

Pôr do Sol disse...

Que rol!
Que venha o Diabo e escolha.

Mas, e nós, que escolha temos?
Quem é que vai pegar num País neste estado? Os honestos politicos, que ainda os há, acham que começar por fazer justiça seria optimo se não houvesse quem ainda argumente "quando o dinheiro fala a verdade cala-se".

Jeitinho, vá tente alhear-se um pouco destas coisas que são nocivas à sua recuperação.

Viage pelos seus livros de pintura, que já percebi não serem da Tachen, pela musica e poesia partilhando connosco as suas escolhas que tanto nos agradam.

Dê asas, cuidado, só pela escrita... ao seu espirito rebelde e aventureiro escreva, leia e descanse. Nesta altura do ano sabe bem uma boa soneca.

Um beijinho e continuação de boa recuperação

Um Jeito Manso disse...

Olá Querida Pôr do Sol,

Faz-me impressão pensar que país é este que estamos a destruir e que será o país que devia zelar pela nossa saúde e segurança na velhice, o país que devia propiciar um futuro bom para os nossos filhos e netos. Agora que vejo mais televisão, vejo histórias de pessoas que vivem na maior dificuldade, longe dos médicos, sem transportes, com rendimentos baixíssimos. Fico revoltada e, depois, já sabe, lá sai um post mais revoltado.

Quanto a eu aproveitar para descansar... Sabe que, como não estou habituada a estar parada sem fazer nada, dá-me uma moleza que não tem explicação. Faço zapping e acabo por desligar a televisão, começo a ler mas, ao fim de pouco tempo, dá-me sono, depois tento dormir mas também não durmo, depois dá-me calor, e passo o dia nisto. Como estou habituada a escrever aqui à noite, também não me dá jeito escrever de dia. É um disparate mas é o que se tem passado. O corpo habitua-se a um ritmo e não é de um dia para o outro que se readapta, acho eu.

A ver se começo a mexer-me melhor para cirandar por aqui, que isto está mesmo a precisar é de me movimentar.

Obrigada pelas suas palavras.

Um beijinho, Sol Nascente!