sábado, dezembro 24, 2011

Um bom Natal a todos - e aqui vos deixo presentinhos para (quase) todos os gostos


Isto hoje pede uma musiquinha. So it is Christmas. Portanto, assim sendo, por favor, play it .
.


Para (a ordem é aleatória e alguns dos nomes têm várias destinatárias):

a Leonor, a Helena, a Ana, a Margarida, a Maria, a Teresa, a Teté, a Tita, a Era uma Vez, a Ivone, a Rita, a Mariana, a Guida, a Isabel, a Rosa, a Alice, a Olinda, a Luísa, a Rosário, e para todas as outras cujo nome não enunciei ou cujo nome desconheço.

e também para (e a ordem é, de novo, aleatória e de novo há nomes que têm vários destinatários):

o João, o Carlos, o António, o Patrício, o Jorge, o Salvador, o Zé, o Francisco, o Henrique, o Pedro, o Eduardo, o Paulo, o José, o Daniel, o Luís, o Luiz, e para todos os outros cujo nome não referi ou cujo nome desconheço.


Meus queridos leitores,

Para as pessoas com família o Natal é uma festa muito feliz, tantas vezes a casa cheia com risos de crianças, com sorrisos dos mais velhos, uma festa com brinquedos pela casa toda, presentes que são afectos, uma mesa cheia de luz.

No entanto, para os que não têm família ou que têm uma família pequena e sem a alegria dos risos das crianças ou das piadas dos mais jovens, pode ser uma época algo triste.

É para todos vós estas minhas palavras - para os que chegam ao natal cansados de tantos preparativos mas que se consolam com a ternura e o aconchego dos afectos familiares, mas é, especialmente, para os que me estão a ler e que não vão ter um dia especialmente festivo. Para vocês, em particular, o meu carinho.

Quero desejar-vos a todos um dia feliz, independentemente de o passarem com mais ou menos companhia, quero enviar-vos o meu afecto, o meu sentido reconhecimento por me lerem, por me fazerem companhia. É para vocês que escrevo. Gostaria de vos oferecer o presente que vos faria feliz mas gosto de oferecer presentes personalizados, tenho dificuldade em escolher um único que seja especial para cada um de vocês. Por isso, deixo aqui uma série de embrulhinhos para que escolham, abram um ao acaso ou abram todos.

Um bom Natal e beijinhos para todos.

E agora vamos lá correr para a chaminé para escolherem o vosso presentinho.




1. Natal é nascimento. É isso que festejamos (mesmo que a data possa não ser exactamente esta... deixemo-nos de minudências e festejemos na mesma). O nascimento de uma criança é sempre uma alegria, é sempre uma fonte de esperança, é o caminho do futuro. Vejamos, portanto, o momento de um nascimento, coisa que para mim é um verdadeiro milagre.



2. A versão maluca de um nascimento (já sabem que eu gosto de coisas malucas, não me levem a mal):  Monty Python's Meaning of Life - ah o que eu me rio sempre que os vejo...



3. As grandes vozes nas músicas de Natal. Aqui temos The Mormon Tabernacle Choir e Audra McDonald a interpretarem Have Yourself a Merry Little Christmas.



4. Continuamos na grande música. Agora temos de novo The Mormon Tabernacle Choir mas interpretando, sob a direcção de Jerold Ottley, O Tannenbaum (O Christmas Tree que é como quem diz, Oh Árvore de Natal) .



5. Tempo para publicidade. As meninas da Victoria's Secret Adriana Lima e outras Anjinhas tentam cantar os Jingle Bells signed, desejando umas Festas Felizes e um bom Natal.



6. Continuamos na publicidade. Agora uma disparatada relativa a uma cerveja bem fresquinha. Sorry.



7. Tempo de coisas sérias, de novo. Agora a voz das mulheres. Maria Bethânia diz poesia, Poema do Menino Jesus, Alberto Caeiro. Como ela diz bem os poetas portugueses... Fernando Pessoa na voz de Bethânia soa tão bem...



8. De novo uma mulher. Sophia, como não podia deixar de ser. Sophia em casa, a voz de Sophia, Sophia lendo as suas palavras.



9. Natal é também, para mim, a história de uma mãe. A mãe que deu à luz numa gruta, em fuga, a mãe que sofreu pelo filho, que o viu arriscar-se, lutar pelos outros, ser perseguido, uma mãe que chorou aos pés da cruz em que o seu filho agonizava. Por isso aqui vos deixo duas imagens de mães vistas pela objectiva de Sebastião Salgado, mães que não desistem dos filhos apesar das duras penas que enfrentam para sobreviver.






10. Até parece mal, depois destas imagens, eu ir mostrar-vos uma coisa assim. Mas, vocês já sabem, gosto sempre de acabar com um sorriso nos lábios. Por isso, minhas amigas, vamos lá a prestar atenção. O modelo não é extraordinário mas é o que consegui arranjar. Mas, meus amigos (do sexo masculino), isto é também para vocês - vamos lá também prestar atenção, replicar os movimentos, ensaiar até saberem fazer o mesmo - para darem uma presentinho à maneira à vossa mulher, namorada, amiga colorida, concubina, whatever.... :)



E é isto meus amigos, espero que tenham encontrado alguma coisa ao vosso gosto e desejo que tenham uns dias tão felizes quanto possível. E divirtam-se.

10 comentários:

packard disse...

Posso escolher, posso?
Ora bem, os Monty Python's.
Claro!

Festas muito felizes!

rosaamarela disse...

Hoje entrei (SÓ AQUI) estava segura que havia um recadinho para mim.

MT OBRIGADO!!!

Tb lhe desejo um BOM e FELIZ NATAL para si e familia.

Para mim, cada dia o conceito de que "todos dias é Natal" é mais forte...a minha filha não vai trabalhar e vai ficar estes dias connosco, estamos com saúde, que mais posso pedir?

UM FORTE ABRAÇO

A Matéria dos Livros disse...

Muito obrigada pelas palavras e prendinhas!

Tenha um Feliz Natal na companhia da sua família.

Um abraço grande

patricio branco disse...

obrigado pelos muitos presentes e Boas Festas sinceramente desejadas

Maria disse...

Querida amiga
Se não tivesse a "Menina do mar" escolhia essa. Assim, escolho na mesma. Adoro a Sophia.
Obrigada e muito bom Natal para si e família.
Beijinhos querida
Maria

Paulo Abreu e Lima disse...

Com um largo sorriso nos lábios, desejo-lhe um imenso Feliz Natal!

Beijinhos,
Paulo

margarida disse...

Querida UJM, que esta noite feliz esteja a decorrer da forma mais maravilhosa possível!
Imagino essa mesa, rodeada de tantas cadeiras risonhas!
:)
Beijos

Tété disse...

Muito obrigada querida Tá-
Fiquei muito sensibilizada com a sua lembrança. Desejo-lhe do coração umas Festas muito felizes e que continue sempre com essa vivacidade com saude e alegria.
Grande abraço
Teresa

ERA UMA VEZ disse...

Gosto de todos.
Escolhi para mim Betânia e Pessoa, uma dupla maravilhosa.
Juntos...crescem os dois.
E para si, a gratidão pelos caminhos que nos leva a percorrer...

Querida Jeito manso
...como eu era pobre há seis meses atrás.
Nem adivinhava quanta "gente deliciosa" estava à minha espera

Nesta luminosa manhã de Natal permito-me um pouco de preguiça.
À tarde espero fazer aqui junto à lareira o encerramento do dia. Receio bem que as minhas mais pequeninas não o permitam.
Ontem à noite tão doentinhas...

Para si mais uma vez um grande abraço, Dias Felizes.
Que o Menino e o Homem que ele foi...toque ao de leve a humanidade e tudo será paz.

(Música ambiente: A montanha mágica de Rodrigo Leão, presente do meu Manelinho querido)

Um Jeito Manso disse...

A todos os meus queridos amigos que por aqui passaram, levando ou não presentinhos, agradeço.A todos quantos me enviaram mails tão simpáticos, agradeço.

A vossa presença e as vossas palavras tão afectuosos aquecem o meu coração (soa lamechas, não é...? Mas é verdade, porque não dizê-lo?).

Muito obrigada.