quinta-feira, dezembro 29, 2011

"Call me 'bebe' " dizia Charles Rebozo a Nixon (o qual, segundo dizem as más línguas, era alcoólico, violento com a mulher e, vejam só, homossexual). Isto, a seguir a uma médica ladra, é demais para mim. Vou antes falar de cuidados de saúde, de longevidade, de bem estar.


Pois é, meus amigos, hoje foi um dia em beleza.


Parece que uma médica, dressed to kill (que é como quem diz: toda aperaltada e armada), atacou com gás pimenta a vendedora da ourivesaria do Centro Roma em Lisboa, tentou fugir com cerca de 7.400 € em jóias e ainda ofereceu resistência quando foi presa.

Será verdade?  Uma médica ladra?! O que se vai seguir? Um juiz desembargador apanhado a fazer carjacking?! Isto está bonito.

{-}

Mas como se a coisa fosse pouca, acabei agora de ler que Richard Nixon, mas oh valham-me todos os anjinhos!, foi amante durante dezenas de anos de um banqueiro alegadamente mafioso, de seu nome Charles Rebozo, também chamado de Charles Bebe Rebozo (1912-1998). Falava-se de uma amizade suspeita, de que o outro era o confidente, um amigo íntimo e uma presença constante, mas associava-se essa intimidade a pagamentos por debaixo da mesa e coisa e tal mas, lê-se agora na biografia secreta de Nixon (Nixon's Darkest Secrets), o que se passava por debaixo da mesa era, afinal, coisa de outra envergadura.

Nixon e Bebe - nesta imagem, um casalinho em férias?

E que não apenas era homossexual, coisa que não tem mal nenhum, mas que o casamento com a Pat era só fachada, que ele a tratava mesmo mal e que, além disso, andava frequentemente alcoolizado e mais não sei o quê. Que coisa.

Será verdade? Nixon gay?! O que se vai seguir? A Angela Merkel ser amiga colorida de uma bombeira? E dar valentes tareias no Sarkozy...? Só faltava mesmo isso. Isto está a ficar animado.

{-}


E já nem trago aqui a entrevista de Michael Spence, prémio Nobel de Economia, a dizer que o BCE tem que agir e que os líderes europeus não se devem admirar e devem preparar-se para a eventualidade de Portugal ou a Grécia quererem sair do euro - porque, a seguir aos casos anteriores, isto até pareceria uma notícia banal.

{-}


Face a estas notícias bizarras que podem causar alguma perturbação nas mentes mais sensíveis, quiçá até algum stress, vou voltar aos conselhos úteis, e até me vou repetir um pouco (já há tempos, aqui divulguei alguns destes aspectos - mas acho que é pertinente).

Como não tenho formação na área da saúde, socorro-me de publicações que se dedicam à divulgação de notícias ou conselhos relacionados com dietas ou exercícios dirigidos ao bem estar físico ou mental ou à prevenção de doenças. Nuns casos limito-me a traduzir de forma mais ou menos livre, noutros acrescento alguns pontos ou considerações pessoais.

Então, para ver se mantemos uma pele de bebé e se sentimos que temos uma vida inteirinha pela frente como o tem uma criança, vamos lá seguir estes 10 mandamentos:




1. Movimente-se. A inactividade está associada aos principais factores de risco da doença de Alzheimer. Faça uma caminhada diária. Está provado que uma caminhada diária previne o encolhimento do cérebro.

2. Não fume. Faz mal a tudo. Decida: ‘vou deixar de fumar’ e nunca mais toque num cigarro. Fiz isso há uma meia dúzia de anos e nunca mais fumei. Não precisei de adesivos, comprimidos, não precisei que me hipnotizassem, nada. Apenas tomei essa decisão e, a seguir, mantive-me firme quanto à decisão que tinha tomado.

3. Coma bananas. O potássio existente nas bananas reduz a pressão arterial e uma tensão controlada é boa para tudo, para a canalização, para a cabecinha, para tudo. Ou melhor, coma fruta. Faz bem a tudo. Os frutos vermelhos são poderosos anti-oxidantes; o alperce fz maravilhas à pele. A pera faz bem a tudo. A laranja e o kiwi  têm imensa vitamina C.

4. Adopte a dieta mediterrânica. Coma carne em pequenas quantidades (e evite as carnes vermelhas) e coma mais peixe do que come actualmente. Coma pão molhado em azeite, coma tomate (uma fatia de pão de Rio Maior, ligeiramente torrado, molhado em azeite e com tomate cru desfeito, é do melhor que há), sopas de legumes, beba um copinho de vinho tinto de quando em vez ou, de preferência, uma vez por dia. Coma legumes (couves, couve-flor, brócolos, são óptimos) e fruta com fartura (como acima referido). Coma uma fatiazinha de queijo, coma iogurte (que não sei se é particularmente mediterrânico mas que é óptimo para a saúde). Coma frutos secos (mas em quantidades muito moderadas). Evite gorduras de origem animal como banha, toucinho e, mesmo, manteiga. Na minha casa usa-se exclusivamente gordura de origem vegetal.

5. Durma. (Contra mim falo, que durmo tão pouco e que gostava tanto de ter tempo para fazer o que faço e, em cima disso, poder dormir no mínimo 8 horas por dia…) Dormir bem baixa o risco da diabetes de tipo 2, que é uma forma tramada da diabetes. Dormir sistematicamente pouco pode conduzir à depressão. E engorda, imaginem.

6. Ande na rua. Está provado que as pessoas que fazem exercício no exterior – em contraponto com as que andam no ginásio ou fazem exercício dentro de casa – têm menos depressões. A depressão como é sabido é um mal da nossa sociedade. As pessoas com depressão sentem-se infelizes, sentem-se doentes, desperdiçam a vida e, como se isso ainda fosse pouco, têm um maior risco de contrair Alzheimer. Tente apanhar sol todos os dias ou, pelo menos, sempre que puder. A vitamina D é indispensável e o sol uma fonte fantástica e económica. Eu, sempre que posso e esforço-me por poder todos os dias (mas nem sempre consigo), ao fim do dia, quando chego a casa, vou fazer uma caminhada de cerca de 40 a 50 minutos. Adoro. Fico como nova.

7. Estude, receba formação, ou qualquer outra coisa nessa base. Uma educação mais elevada está associada a menores taxas Alzheimer. Estimule o cérebro. Leia. Lance-se a si próprio(a) novos desafios, aprenda coisas novas, interesse-se por áreas que desconhece. O saber é uma extraordinária fonte de motivação.

8. Perca peso. (Mas como, senhores, como? Falando por mim: bem que eu queria mas sou tão gulosa…). Dietas ricas em calorias propiciam a longevidade. Tente suprimir os fritos regulares, molhos calóricos, bolos e doces com natas, com leite condensado, grandes pratadas de massas. Nunca coma até ficar com a sensação de barriga cheia. Gente que vive para além dos 100 anos é gente magra, que come pouco.

9. Evite o stress ou, se o não pode evitar, controle-o. Não é fácil? Ah pois não, mas é uma questão de disciplina (e de maneira de ser, claro). Para já, uma coisa é importante. Evite lidar com gente derrotista, que vê problemas em tudo, evite pessoas que são más-línguas, intriguistas, chatas, maçadora - tente dar-se preferencialmente com gente animada, optimista. Mas nem sempre se consegue, não é? Então, perante situações adversas,faça assim: aceite-as, sem drama. Já aconteceram pelo que boa noite, paciência. Mas, então, vamos dar a volta por cima. O que é que se pode fazer para contornar? E não haverá nisso um lado positivo? E não haverá maneira de a gente se rir com a situação? Nada, nadinha? Então procure um filme na internet com gente a rir e deixe-se contagiar. Ria. Ria. Ria. Faça aquilo a que se chama auto-injecção de humor.

10. Seja feliz. O poder da felicidade na saúde, na longevidade, na qualidade de vida, é surpreendente. Tente ser feliz. Aprenda a ser feliz. Veja imagens tranquilizadoras, imagens que acalmem, veja arte, ouça música. Pense em coisas de que goste, pense em jardins com grandes árvores, bancos de jardim com o chão coberto de belas folhas acobreadas, pense numa lareira acolhedora de onde se solte o aroma agradável do sobro ou do azinho a arder devagar, pense numa praia de águas límpidas e cheiro a algas, pense em caminhadas numa montanha de onde se avistem belas paisagens, pense em pessoas sorridentes, pense em palavras aconchegantes: carinho, paz, abraços, ternura, afecto, pense num sofá amplo e macio com almofadas fofas, mantinhas leves e quentinhas, pense em alguém que lhe estende a mão, que lhe sorri, pense no cheirinho doce dos bebés. Feche os olhos, ponha uma música que o leve, e deixe-se ficar a sonhar, sorria, voe, seja feliz.



!!!!!!

 

E, por falar, em injecção de humor, injecte-se. Mal não faz. O filmezinho que aqui vos deixo contém imagens em que, uma parte, já aqui foi colocada anteriormente. Mas este é bem mais abrangente e, pelo menos a mim, dá-me imensa vontade de rir ver gente a rir. Divirtam-se. Riam-se de gosto. Estarão a melhorar e a prolongar a vossa vida.




Be happy!

6 comentários:

packard disse...

Nixon gay?! Só falta mesmo é o filho do Bush pai também o ser e a nossa Merkel não passar afinal de um travesti. Enfim, "call me bebe"... é a vida.

patricio branco disse...

Comento só a parte relativa a nixon, sem duvida um safado, todos o sabemos desde o watergate. Um homem sem escrupulos que teve o fim politico que merecia.

Tété disse...

Mas que diversidade...
Hoje temos de tudo um pouco e o que eu já me ri.
Quanto à médica ladra parece que está há tempo a tratar-se de problemas psicológicos e li que o próprio filho diz que ela está desesperada porque não tem dinheiro para pagar a renda nem para comprar os medicamentos que lhe foram receitados. Como é que será que isto vai ser resolvido?
Mas achei um must a história de Nixon. Homossexual? Não faria qualquer diferença se não tratasse mal a Pat que afinal era um boneco nas suas mãos.
O que eu gostei mais foi da suposição de que ainda podemos ouvir dizer que a Angela Merkel poderá ser amiga colorida de uma bombeira.
Obrigada pelas dicas mas às vezes custa tanto cumprir as regras.
Obrigada também pelos filmes que na continuação nos põem igualmente a rir com vontade.
Feliz Ano de 2012. Tudo o que possa haver de melhor para si e família.
Grande beijinho
Teresa

Um Jeito Manso disse...

Packard,

Já viu uma coisa destas? Nixon um conservador, dizem que homofóbico, cheio de esquemas e sei lá que mais, afinal era uma alma frustrada, que não conseguia sair do armário, um gay não assumido, que maltratava a mulher alcoólico, com uma vida dupla...! Isto há coisas!

Mas olhe que essa da Merkel ser travesti, acho que não, não lhe vejo jeito disso. Mas que a vejo capaz de dar uns bons tabefes no Sarkozy... olhe que essa já me parece que é bem capaz... ! E de beber para além da conta e portar-se que nem uma destravada... também não me parece inviável de todo...

Um Jeito Manso disse...

Caro Patrício,

Nixon foi um safado sem dúvida, valia tudo (achava ele), uma pessoa desagradável, esquisita, má pessoa.

Afinal ainda era mais que isso - que essa de ele maltratar a pobre da Pat, que não devia ter culpa nenhuma das taradices e trafulhices dele, é uma coisa que incomoda.

Não teve um bom fim político e compreende-se.

Um Jeito Manso disse...

Teresinha-Teté,

Olhe que não fazia ideia de que a médica padecia desses males e tomara nunca me ver nas mãos dela... Capaz de me roubar o cartão do multibanco, a aliança e, no fim, farta de ouvir falar das minhas maleitas, ainda era bem capaz de sacar da pistola e correr comigo a tiro. Foge...

Pois o Nixon, veja-me bem mais esta. Aquele homem era mesmo uma ovelha ranhosa.

Quantos às recomendações é tudo uma questão de determinação e disciplina. Mas começando-se, começa-se a gostar. Eu estou longe, mas tão longe...!, de ser exemplo mas aqui em casa quase não se usa sal e nem se dá já pela falta, raramente se usa açúcar, quase não se fazem fritos, fazem-se caminhadas, come-se pouca carne, aboliu-se a manteiga, e sentimo-nos mesmo bem.

De resto é rir. E que bom que é rir. Adoro rir. O pior é quando me dão ataques de riso que mal consigo travar...!

Um bom 2012 também para si e para a família! Que seja muito bom a todos os níveis!