segunda-feira, outubro 31, 2011

Bem vindos à minha cozinha, vejam alguma cerâmica portuguesa e, já que isto não é a sério e não vos posso convidar para almoçar, fiquem com a minha receita de frango do campo no forno com marmelos e alecrim


In heaven a minha cozinha é espaçosa, luminosa. Tem uma janela larga que dá para a grande figueira e para o horizonte onde o sol se põe e tem, noutra parede, um rasgo de luz. Os móveis são baixos, não há armários na parede.

Ao meio, há uma mesa onde habitualmente tomamos as nossas refeições. A cozinha é um lugar onde se está bem, onde apetece estar.

Por cima do fogão há uma chaminé. Quando cozinho, o perfume da comida vai lá para fora pela chaminé.

Li esta semana no Expresso uma entrevista em que se dizia que Portugal deveria apostar no que tem de característico como, por exemplo, a cerâmica e as peças em cortiça, reinventando-as com design. Concordo.

Eu, aqui na cozinha, tenho várias peças de cerâmica, pratos sobretudo e, de facto, eu gosto muito de coisas que são nossas, portuguesas, produção nacional. Vou mostrar-vos um pouco. Entrem, por favor. Tenho todo o gosto em receber-vos em minha casa. Esta é uma casa de campo - por isso, não levem a mal que vos traga para a cozinha. 

Na parede, à volta do rasgo de luz, pratos comprados em Sagres

O candeeiro que aqui se vê resulta de um pé das Louças de Sant'Ana, muito antigo, herdado, no qual coloquei um abat-jour banal. Como sou amante de poesia, em cada uma das faces do abat-jour resolvi escrever um poema.

Soneto de Amor de Jorge de Sena no abat-jour
(Na minha casa, felizmente, ninguém me impede de fazer o que me apetece)

Nas paredes coexistem peças tradicionais e peças de artesanato urbano.



Bordallo Pinheiro das Caldas da Rainha e Cerâmica Popular


 
Este pesado e grande prato é dos meus preferidos.
Ofereceu-mo a minha mãe há alguns anos.
É do Fortuna, Artes e Ofícios em Azeitão

Hoje, ao ler um comentário da Luísa ao meu post da poesia e fotografias do Sebastião Salgado, no qual ela falava da sua ementa de almoço, ocorreu-me falar da minha cozinha e do que eu aqui gosto de cozinhar. E, assim, não querendo rivalizar com as especialidades que ela confeccionou, vou dar-vos conta do que hoje fiz para o almoço dominical.

Gosto de cozinhar mas não tenho paciência para seguir receitas, nem para coisas muito complicadas. Na cozinha, como em tudo o resto na minha vida, guio-me pela intuição. Ao contrário do meu filho - que, esse sim, tem veia de chef, faz coisas elaboradíssimas e é capaz de fazer the extra mile à procura de um ingrediente - eu deito mão ao que tenho por perto e, na hora, invento uma forma de conjugar as coisas.

Hoje fiz frango do campo do forno. Como tenho ainda alguns marmelos no marmeleiro e como tenho alecrim e louro, foi essencialmente com isso que aromatizei o frango.

Fiz assim:

Liguei o forno e aqueci-o a 250º. Entretanto, parti o frango, que era bastante grande, em duas metades. Num tabuleiro de louça, fiz uma cama de cebola cortada em pedaços, louro, salsa, alho, marmelos descascados cortados aos pedaços. Deitei por cima as metades de frango com a pele para cima. Salpiquei com pimentão doce, um pouco de sal, e reguei com azeite. Cobri com uns pequenos ramos de alecrim. Meti no forno. Ao fim de uns 3 ou 4 minutos, reduzi para 220º, mais uns 3 ou 4 minutos e passou para 200º e ao fim de outros 3 ou 4 baixei para 170º e assim ficou por um bom bocado, até ficar tenrinho, cheiroso, saboroso, e com a pele estaladiça, crocante e perfumada pelo alecrim .

Entretanto, num tacho, refoguei cebola em azeite e depois juntei os miúdos do frango e um pouco de água. Ficou a cozinhar durante um bocado. Quando a carne estava cozinhada, juntei água e um pouco de sal e deixei ferver. Nessa altura, juntei arroz agulha (basmati) e deixei que levantasse fervura. Depois baixei o lume. Quando estava quase sem caldo, juntei pequenos cubinhos de marmelo. Quando estava sem caldo, desliguei o lume e juntei um pouco de vinagre balsâmico. Poderia ter levado um pouco ao forno para o secar mas não levei, e estava bom.

A refeição foi, pois, o frango no forno com arroz de miúdos e salada de tomate. Modéstia à parte: bem bom. E um cheirinho a sair pela chaminé que não vos digo nada.

Acompanhámos com um Tinto de Azeitão.

Claro que nisto nunca uso balança, é tudo a olho.

Já agora mostro-vos a minha balança, linda, linda, uma coisa que está na família há bem mais de um século e que nunca me lembro de usar.

Balança de Pratos, uma peça especial para nós.

Boa semana, meus Caros.
Que consigamos ir dando valor aos pequenos prazeres desta vida, é o que eu desejo.
Enjoy!

  

(PS: Como digestivo não será o mais aconselhável mas, se quiserem ler sobre as diabruras do menino Pedrocas no Paraguai, desçam um pouco mais; e se, a seguir, quiserem ouvir a Callas, desçam um pouco mais)
  

10 comentários:

Luisa disse...

A balança é linda! Também tenho uma relíquia que herdei da tal quinta dos meus avós.
Segui a sua receita com muita atenção, o franguinho ficou bom de certeza, essa ideia de juntar os cubinhos de marmelo ao arroz é muito original, ainda para mais o marmelo que tem um agre que poderia deixar o arroz muito acidificado, mas se estava bom, é porque estava.
E se isto debanda para cozinhas, ai Jesus que me perco. A cozinha é um local que me dá um prazer danado, onde tudo se mistura e se põem em prática imensas fantasias, é assim a modos como o quarto, mas com mais requinte, usamos talheres.
:-)

Tété disse...

Olá!
Adorei todas as peças da sua cozinha.
Enalteço os seus dotes culinários porque também eu adoro inventar.
Às vezes, se me entra a nostalgia e penso no que não devo, atiro-me aos tachos. Por vezes (muitas vezes) acontecem elogios dos meus e o produto final é bastante apreciado.
E agora vou andando porque me abriu o apetite e ainda não almocei.
Beijinho

A Matéria dos Livros disse...

Linda, a sua cozinha!

Muito obrigada pela generosidade: a visita guiada à cozinha e o saboroso e criativo frango!

Tété disse...

Com a fome não comentei a alteração de visual que só vi hoje porque ontem não consegui sentar-me ao computador.
Lindo! Embora adorasse o anterior, gostei da mudança.
Mais um beijinho

Um Jeito Manso disse...

Luísa,

Fartei de me rir consigo.

A cozinha para mim também é sítio de improviso, experiência. Muitas vezes os meus filhso queixavam-se e quase implravam: 'Mãe, por favor, um arroz branco simples, um bife normal, simples, pleeeeeaseeeee'.

E eu começava com essa intenção mas, às tantas, já estava a introduzir variantes.

Agora já estão menos conservadores, já aceitam melhor as novidades. Mas quando estou a cozinhar, andam de volta a tentar perceber e a temer que o experimentalismo dê para o torto.

Bom feriado, Luísa, e cuidado com os talheres...!

Um Jeito Manso disse...

Olá, Teresa-Teté,

eu também gosto muita da minha cozinha. às vezes ponho-me assim de lado a ver, tão luminosa. E quando está sol, especialmente quando entra o sol da tarde, como os azulejos são em tom ocre amarelado, fica tudo com ar ensolarado, quase dourado, muito acolhedor.

E gosto muito de cozinhar ali porque é espaçosa, abre-se a porta e está-se na rua, vou apanhar alecrim, uma folhinha de louro, um bocadinho de tomilho. E quando saio à rua e a comida está ao lume, gosto de sentir aquele cheirinho, inspira-me (e abre-me o apetite...).

Fico contente que tenha gostado da minha cozinha e das minhas peças. Gosto muito das coisas de casa, de decoração, sou muito caseira (sou caranguejo...).

Um beijinho.

Um Jeito Manso disse...

Muito obrigada, Leitora,

Seria melhor se a visita fosse ao vivo, se vos pudesse ter a passear 'in heaven', a ver as minhas pedras, as minhas árvores que, a custo, lá vão medrando, que pudesse ter-vos na minha casa, na minha cozinha de que tanto gosto, se pudesse cozinhar para vos convidar a sentarem-se à minha mesa quando o sol entra e ilumina a casa.

Mas, não podendo, convido-vos a ver as minhas fotografias e a ler as minhas palavras.

Quem dá o que tem, a mais não é obrigado, não é...?

Um beijinho.

Um Jeito Manso disse...

Teresa-Teté,

Agora fui eu que me esqueci na resposta anterior, de agradecer as suas simpáticas palavras sobre o visual.

Eu gosto mesmo de mudar, sabe, gosto de experimentar. E embora vá gostando das reviravoltas que que vou dando no visual do blogue, volta e meia, dá-me vontade de mudar uma cor, depois apetece-me mudar a imagem, depois apetec-me arranjar cores para 'dizer' com a imagem escolhida, e, quando dou por mim, já tenho que mudar a cor das risquinhas, a cor de cada pormenor e dá-me uma trabalheira...

Mas dá-me um prazer enorme, é como mudar a decoração de uma divisão da casa, ou arranjar uma toilette nova com tudo a condizer.

Mas fico contente por ter feedback. Obrigada!

Unknown disse...

olá, descobri este blog por mero acaso. gostaria de saber onde comprou os pratos, foi no algarve não foi? em Sagres ou na Raposeira?... há mt tempo que não vou lá.. obrigada

Um Jeito Manso disse...

Olá Cristina Nogueira,

Sim, grande parte dos pratos foi comprada em Sagres, alguns até a um preço muito baixo. Penso que são pratos feitos para exportação e que sobram ou têm pequenas imperfeições. Outros são a preços normais.

Mas também lá há outras peças que têm outras proveniências (FIL, artesanato urbano; Louças Fortuna em Azeitão, pé de candeeiro das Louças de Sant'Ana, etc).

Costumo passar férias na zona de Lagos ou Sagres e tenho que me esforçar para não ir espreitar os pratos e as louças porque são uma tentação.

Um abraço e volte sempre!