terça-feira, fevereiro 22, 2011

É assim Paula Rego - entrevista à pintora doutora que agora já pode dar picas

Adoro a Paula Rego. Adoro a sua pintura, os seus desenhos, a sua fantástica e perversa imaginação, as suas personagens de feições marcantes, corpos verdadeiros, a encenação que faz das suas histórias, a sua desconcertante frontalidade, a sua irreverência, o seu gosto pela provocação pura, o seu sentido de humor.

Uma vez, no Palácio Fronteira, pedi-lhe que me autografasse um livro que ilustrou sobre história de Antonio Tabucchi. Quando lhe disse o meu nome, levantou os olhos do livro e olhou-me fixamente, com aquele seu sorriso, 'Que nome tão bonito.... E que bem que lhe fica...' e olhava-me, sorrindo.

As suas entrevistas são imperdíveis, fantásticas. Coloco aqui uma que hoje descobri, dada à TVI, na sua Casa das Histórias em Cascais a propósito do seu recente doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lisboa (e que a levou a dizer, 'Agora já posso dar picas...').

Está abaixo deste quadro no qual se vê a madastra (mazona, como a Paula Rego diria) a vestir as cuecas à Branca de Neve - vá lá perceber-se a lógica...

Branca de Neve - Pintura de Paula Rego

4 comentários:

ep disse...

www.facebook.com/paulafigueiroarego

Um Jeito Manso disse...

Muito obrigada. Não sou dada ao facebook embora reconheça que é um potente canal de comunicação. No entanto não me revejo naquele modelo. Criei um perfil apenas para bisbilhotar de quando em vez alguma coisa em particular embora nunca me tenha dado a conhecer. E assim lá fui espreitar a página. Vejo que é recentíssima e sinto-me agradecida por me ter dado a conhecer a sua existência.

Gosto imenso da obra de Paula Rego, gosto mesmo muito e gosto dela como pessoa (das entrevistas em que a tenho visto), gostaria imenso de a conhecer pessoalmente (já me escreveu um autógrafo num livro mas isso não conta, claro). Tem uma personalidade inocente, curiosa, crítica, franca, feliz.

Por isso, obrigada, vou ver de vez em quando a página mas não me vou inscrever no facebook como amiga porque acho isso um bocado esquisito. Mas agradeço na mesma!

Um Jeito Manso disse...

E vou divulgar no blogue, vou agora lá escrever!

Um Jeito Manso disse...

Na minha nabice, devo ter visto no sítio errado, pareceu-me recente e afinal tem milhares de amigos. Obrigada na mesma!