domingo, fevereiro 27, 2011

Centros de Tapetes de Arraiolos de modelos clássicos e alguns conselhos práticos - (onde se compra a base, como lavar)

Tenho que voltar ao assunto pois recebo diariamente muitas visitas e muitas questões sobre Tapetes de Arraiolos. Para quem aqui veio ter directamente, informo que este é um de muitos posts que no blogue Um Jeito Manso já escrevi sobre o assunto; para ver os outros, aconselho que procure no separador aqui à esquerda.

Hoje respondo a três questões.

A primeira: onde se compram as bases para os tapetes de Arraiolos.

Eu compro-as nas lojas onde compro as lãs. Volto a dizer que nos centros das cidades ainda se encontram lojas que vendem lãs, para Arraiolos e não só. E vendem também as bases e as agulhas. E, na loja onde geralmente vou, a dona também faz franjas por encomenda.

A segunda questão: como se lavam os tapetes de Arraiolos. Claro que o mais simples é mandar lavar numa lavandaria - mas sai caro.

A maneira mais fácil de os lavar em casa requer um espaço plano ao ar livre, onde a água possa correr sem problemas. É o que eu faço. Ponho-os no chão e, com uma mangueira, começo por os molhar bem. Depois ponho detergente de lavar roupa e, com uma vassoura rija (uso uma de jardim, que tem pelo de arame fino), esfrego enquanto vou pondo água. No fim, com a mangueira tiro todo o detergente. E ali fica a secar ao sol. Convem ir mudando de posição porque o chão por baixo fica molhado. Fica sempre bem, muito direitinho.

Dentro de casa nunca os lavei mas sei que se podem lavar na banheira e deixá-los depois aí a secar, escorrendo, de pé.

E agora o terceiro assunto: como resposta a várias questões sobre centros de Tapetes de Arraiolos, digo-vos que é talvez o elemento decorativo mais importante, o 'focal point'. A questão põe-se essencialmente em modelos clássicos em que o centro tem uma cor que se destaca e uma conjugação de motivos que atrai o olhar. Para o ilustrar mostro o centro de duas carpetes que fiz seguindo um modelo atribuível ao século XVII.
Um centro de tapete de Arraiolos relativamente simples mas com uma cercadura que o enriquece

Centro de tapete de Arraiolos muito vistoso e complexo (uma dor de cabeça de fazer...)

Qualquer questão mais, podem colocar que eu, se souber, responder-vos-ei.

2 comentários:

mcastilho disse...

Boa noite,

Recorro à sua generosa oferta de ajuda, perguntando-lhe onde posso encontrar lãs para bordar tapete de arraiolos,em Lisboa.
Só conheço uma casa, a Serrafil (?) e não tem o k pretendo, um azul para terminar um preenchimento.
Antecipadamente grata,
Maria Manuela Castilho

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Manuela Castilho,

Sabe que eu em Lisboa nunca comprei lã. Geralmente comprava lã à senhora que me fazia os desenhos de modelos clássicos em papel quadriculado (mas é uma senhora que trabalha apenas por encomenda para pessoas conhecidas e que depois vendia as lãs à conta da dimensão do tapete). Também compro em Almada numa loja na Av. Dom Afonso Henriques que tem grande variedade. Uma outra onde vou sempre que procuro lã para completar fundos, por exemplo, é numa loja em Tomar, uma loja estreitinha, no centro da cidade, não sei o nome da rua.

Em Lisboa, veja bem, nunca comprei...

Se calhar não ajudei muito...

Um abraço e não hesite em perguntar o que quiser (adoro fazer tapetes de Arraiolos e gosto de falar sobre tudo o que se lhes refere).