quinta-feira, janeiro 20, 2011

Tapetes de Arraiolos - modelos clássicos e modelos modernos (ou livres)

Como verifico que todos os dias o Um Jeito Manso recebe várias visitas relacionadas com a nobre arte de fazer tapetes de Arraiolos, volto a mostrar alguns dos tapetes (ou melhor: carpetes) que fiz.

Abaixo mostro um tapetão que fiz para os pés da cama de um quarto que tem a colcha que se vê na fotografia. Poder-se-á encaixar no tipo 'modelos modernos' pois não usa motivos da tapeçaria tradicional de Arraiolos. Inspirado na colcha, que é de veludo bordado, tipo patchwork,  fiz o tapete conforme se vê, aos quadrados de várias cores, com pequenos motivos também diferentes. Fiz em tons mais claros que a colcha para 'aclarar' o tom geral do quarto. Fui fazendo, sem desenho prévio e aproveitando restos de lãs.

Como expliquei nos posts anteriores, apesar do desenho ser livre, preservo todo o preceito, nomeadamente fazendo uma barra com o canto em espiga.

(Tapetão para os pés da cama, modelo livre)


Seguidamente mostro uma pequena carpete de hall, de que gosto bastante pelas cores alegres e pelos motivos, muito ingénuos. É um modelo clássico, quase réplica de um atribuído ao século XVII que está no Museu Municipal de Portalegre. O desenho, no entanto, foi adaptado para as medidas que me convinham, um quadrado de 1,60m por 1,60m.

(Pequena carpete, modelo clássico, em tons amarelo ocre e azul)

Nota: Para ver todos os meus posts sobre este tema sugiro que procure, na tabela ao lado, o separador relativo a  Tapetes de Arraiolos ou, então, que use o rectângulo de pesquisa.

Sem comentários: