quinta-feira, novembro 18, 2010

O Leitor de Bernhard Schlink - o livro e o filme


 Li "O Leitor" antes de ser feito o filme. A capa do meu livro é esta, ainda não tinha, como tem agora, as fotografias dos actores.

Gostei muito. Transmite bem aquele desconforto que sentimos quando simpatizamos com personagens que, à partida, nos deveriam merecer alguma repulsa. Mas é a natureza humana: todas as pessoas têm um lado lunar, sombrio, secreto, por vezes toldado pelas trevas e, ao mesmo tempo, um lado solar, carinhoso, afável, generoso - a gradação é que varia.

Até Hitler era carinhoso com a amante e amoroso com o cão. Mesmo quando se descobre que o vizinho é um serial killer, toda a gente da rua diz que não suspeitava, que o senhor era simpátco, que falava bem a toda a gente.

Neste livro de Bernhard Schlink, simpatizamos com Hanna e acompanhamos a sua relação sensual e carinhosa com o menino de 15 anos, 21 anos mais novo que ela, que a visita e com quem faz amor, depois do ritual do banho e da leitura de livros.

Mais tarde, quando sabemos que Hanna foi guarda de um campo de concentração nazi, já não somos capazes de deixar de simpatizar com ela, de tentar compreender as suas razões, de, até, ter pena dela.

Quando apareceu o filme, não tive vontade de o ir ver.

Nisto, geralmente sou alma gémea daquela cabra que, num sketch de Hitchcock, aparecia a comer a fita de uma bobina, dizendo com ar desdenhoso 'Gostei mais do livro'...

Quando saíu em DVD hesitei mas resisti mas, quando baixou de preço, comprei-o pelo sim, pelo não, já agora, quem sabe um dia, e, de qualquer forma o prejuízo não seria por aí além...e, foi uma agradável surpresa.

Ralph Fiennes e Kate Winslet são (sempre) excelentes, a adaptação está muito bem e a realização muito competente, sensível.

Aqui fica o  trailer (hélas com legendas em brasileiro...) para que possam apreciar um cheirinho do maravilhoso tom de voz britânico e as maravilhosas interpretações deste filme muito bom. 

Sem comentários: