terça-feira, novembro 23, 2010

Buddha Eden, Jardim da Paz, um lugar surpreendente

Fui à Quinta dos Loridos, no Carvalhal, conhecer este jardim apelidado por Garden of Peace, propriedade de Joe Berardo. Ainda está em construção: vêem-se muros no início, árvores recém-plantadas. Mas, ainda assim, já é enorme, bonito e, sobretudo, surpreendente. Há imensas (centenas?) de estátuas de grande dimensão, em granito, centenas de soldados, cavaleiros de terracota pintada, cavalos, arcos, colunas espalhadas entre caminhos agradáveis, muitas árvores e recantos, um lago enorme com patos, relvados imensos.

Tentei descobrir de onde vêm todas aquelas estátuas mas não consegui. Não posso acreditar que tudo seja autêntico e que todas aquelas toneladas (6.000) estejam a ser transportadas de algures lá do outro lado do mundo... Presumo que estejam a ser construidas réplicas e, com isso, a dar trabalho a muita gente por cá. Mas não sei. Mas olhando para aquelas que estão em fiada, quase iguais, vê-se que são todas diferentes. E os soldados de terracota também são todos diferentes e têm ar de antiguidade... Mas são incontáveis....

(Cabeça de uma das muitas estátuas 'gigantes')

Transcrevo excertos do texto explicativo que consta do site: "O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan.

Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abrimos as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Ambicionamos, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz.

Esta é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico, vocacionado para a meditação e promoção da interacção social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e da dignidade humana."


(Um dos grupos de centenas de soldados de terracota pintada)

(Sob o arvoredo, enormes figuras que associamos à reflexão, à paz)

(A zona da grande escadaria, talvez a zona mais emblemática; mas, por aqui é tudo tão inusitado que é difícil estabelecer alguma classificação)

Seja como for, é um local aprazível, curioso e merece certamente uma visita. Imagino que as crianças adorarão correr neste espaço imenso, ver estas figuras incomuns.

E...é gratuito. Apesar disso, surpreendentemente, só lá vi mais 2 pessoas.

(Todos parecidos, todos diferentes) .

2 comentários:

Luis Eme disse...

ainda não conheço e é das minha "zona", G.

provavelmente vem mesmo tudo da china, onde é tudo mais barato.

o comendador Berardo não dorme em serviço.

Um Jeito Manso disse...

Pois não faço ideia. É que estamos a falar de muitas toneladas, uma coisa do além.

E mesmo que esteja a adquirir a baixo preço, transportar tudo aquilo - e mais o arranjo do jardim que é muito bonito - não deve ser coisa de somenos. E é gratuito. Por isso, não sejamos excessivamente críticos para com o Comendador...