quarta-feira, setembro 22, 2010

Sempre que no telefone me falavas



Sempre que no telefone
me falavas, eu diria
que falavas de uma sala
toda de luz invadida,

sala que pelas janelas,
duzentas, se oferecia
a alguma manhã de praia,
mais manhã porque marinha,
(…)
pois, assim, no telefone
tua voz me parecia
como se de tal manhã
estivesses envolvida,

fresca e clara, como se
telefonasses despida,
ou, se vestida, somente
de roupa de banho, mínima,

e que por mínima, pouco
de tua luz própria tira,
e até mais, quando falavas
no telefone, eu diria

que estavas toda nua,
só de teu banho vestida,
que é quando tu estás mais clara
pois a água nada embacia,

sim, como o sol sobre a cal
de muros cuja luz ilumina,
a água clara não te acende:
libera a luz que já tinhas.

(Parte de Paisagem pelo Telefone, João Cabral de Melo Neto, enorme, imortal poeta brasileiro [1920-1999])
.

Sem comentários: