quarta-feira, julho 07, 2010

A guy next door - história de uma mentira



Em 1993, Jean-Claude Romand, quando estava prestes a ser descoberto e após ter passado quase 20 anos a mentir sobre a sua vida e situação profissional, não suportando a vergonha que sentiria, matou toda a família (mulher, filhos, pais),

Até aí, todos os dias, de manhã, simulava ir trabalhar na Organização Mundial de Saúde, onde dizia ser pesquisador na área de cardiologia. De facto, gastava o tempo em cafés, mercados e estações de serviço de auto-estradas. O salário que levava todos os meses era, afinal, resultante dos desvios que sistematicamente fazia dos investimentos que os seus pais e sogros tinham confiado à sua guarda.

Como é que isto começou?

No segundo ano da universidade, no curso de medicina, alguma coisa correu mal e não fez os exames. E então, estranhamente, não o querendo confessar, resolveu não enfrentar a situação e inventar uma pequena mentira. De facto, o que aconteceu é que, desorientado, abandonou o curso – mas escondeu isso de toda a gente. Continuou a frequentar as aulas para aparentar ser um aluno regular ("só" não prestava os exames), e daí a mentira foi fazendo o seu caminho, andando por si.

Anunciou que tinha concluído a formatura, depois prosseguiu com o posterior "emprego" que teria conseguido na OMS .

E toda a sua vida passa a ser construída em torno da mentira: como esconder a mentira, como alimentar a mentira, como credibilizar a mentira. Ele é o único que tem conhecimento de tudo que ocorre à sua volta. Claro que não era sua intenção fazer com que as coisas chegassem àquele ponto. Mas é sempre assim, não é por mal que se começa, é apenas uma pequena mentirinha e, na maior parte das vezes a coisa fica por aí. Mas há casos assim, em que as coisas ganham outras proporções.

Neste caso a construção começou a ruir a partir das questões económicas, manobrando dinheiro de uma conta para outra, de forma a tentar cobrir os rombos que abriu nelas. Sem conseguir seguir adiante nem voltar para trás, desesperado, tentando encobrir a mentira, mata todos aqueles perante quem não conseguiria assumir o logro que tinha sido a sua vida.


(História verídica, passada a livro e a filme [O Adversário]; extractos deste texto retirados de vários artigos disponíveis na net)

Sem comentários: